×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Coluna do Balbi | O empresário mais rico de toda história de Campos

Francisco Ferreira Saturnino Braga teria uma das maiores fortunas do Brasil se estivesse vivo

Coluna do Balbi
Por Coluna do Balbi
10 de janeiro de 2021 - 5h00

O homem mais rico da história de Campos

O homem mais rico de Campos de todos os tempos foi Francisco Ferreira Saturnino Braga, proprietário de terras, escravos, usineiro, industrial, concessionário de ferrovias e banqueiro. É tese do estudo “Negócios e Fortuna em Campos dos Goytacazes” do professor doutor Walter Luiz Carneiro de Mattos Pereira, do Departamento de Fundamentos de Ciências da Sociedade da Universidade Federal Fluminense (UFF). Francisco Ferreira Saturnino Braga era português e chegou a Campos nos idos de 1880. Em termos atuais, sua fortuna passaria a marca de muitos paulistanos de 400 anos. Virou nome de Distrito, ponte e de rua. Sabia fazer negócios como ninguém.

A ciência nunca erra

A ciência quase nunca erra. Todos alertaram sobre a explosão de casos de Covid-19 depois das festas de fim de ano e isso aconteceu. E a situação tende a se agravar até o final desta semana em quase todo do país. Apesar da expectativa da vacinação no final de janeiro, as pessoas, principalmente nas praias, devem evitar aglomerações. Nadar e morrer na praia é o maior dos erros.

Os campistas cobaias da vacina do Butantan

É agradecer a coragem da fisioterapeuta campista, Tatiana Fraga, que participou como voluntária dos testes da vacina do Butantan, que já é realidade. Na verdade foram mais de 10 campistas voluntários aos testes e que atuam na linha de frente de combate ao coronavírus. Quase todos da área médica. Eles foram monitorados por meses e nenhum deles contraiu o vírus. E ainda tem gente com medo de se vacinar.

Vitória de Joilson na luta fiscal

O empresário campista, Joilson Barcelos, que hoje preside a poderosa Associação de Atacadistas e Distribuidores do Estado do Rio de Janeiro (ADERJ), está conseguindo aos poucos sensibilizar o Governo do Estado do Rio de que a política fiscal está equivocada e é nociva à economia fluminense. A associação que preside conseguiu a aprovação de uma lei na Alerj que já foi sancionada pelo governador Cláudio Castro. Agora entra na fase de regulamentação. Pode ser o começo do fim da chamada guerra fiscal entre os estados onde o Rio leva sempre a pior.

Livro e pandemia

Gaveta de Contos saindo do forno

A professora e poliglota campista Maria Emília Juncá acaba de lançar o livro “Gaveta de Contos” editado em plena pandemia. Bem feito e bem escrito, o livro tem um certo sotaque regional, que pode ser percebido no capítulo “De Atafona ao Leblon” que fala das pitangas. Vale a pena mexer nesta gaveta e se deparar com uma narrativa de contos não muito conceitual, o que torna o livro bastante interessante. Tipo do livro que o leitor liga o piloto automático.

Família de Olavo Cardoso revoltada com o museu

A família de Olavo Cardoso, que doou o prédio para a Prefeitura de Campos instalar o museu que leva seu nome, está revoltada com o roubo no prédio, de onde roubaram muita coisa, inclusive o mobiliário do escritório que pertencia ao empresário. Já há alguns anos a família chegou a cogitar em retomar o casarão, que na verdade é um solar urbano. Ainda não se sabe ao certo tudo que levaram, mas com certeza quadros da pinacoteca do Palácio da Cultura, que estavam lá, como é possível ver na foto, dançaram. A maioria dos quadros era de pintores campistas como Denanci Anomal.

Osório aparece em filme sobre Atafona de Walter Carvalho

O renomado cineasta Walter Carvalho, um dos inventores do Cinema Novo, chegou a filmar o Pontal de Atafona em 1976, antes de o mar se apresentar como inimigo poderoso. Quem assistiu às cenas, com olhar mais atento, percebeu a presença do saudoso poeta e escritor Osório Peixoto, ainda muito jovem, em um bar com seu cigarrinho na boca. Isso antes de Antônio Pitanga filmar no Pontal o famoso “Na Boca do Mundo”, o que aconteceu em 1978.

Claudio Andrade assume Procon Regional do estado

O advogado Cláudio Andrade trocou a Casa de Leis pela sede do Procon RJ, autarquia do Governo do Estado. O ex-vereador tomou posse do cargo de Diretor Regional do Procon na última quinta e tem muito trabalho pela frente. Entre várias atribuições ele estará responsável pela legalização e implantação de novas sedes do órgão pelos municípios. Andrade foi indicado ao cargo pelo deputado estadual Rodrigo Bacellar e aprovado pelo governador em exercício, seu xará, Cláudio Castro. O consumidor da região agora vai contar com um campista professor de Direito, num cargo de relevância no estado e já tem visitas agendadas com prefeitos de municípios vizinhos. Parabéns e boa sorte!