×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Cabo Frio vai exigir teste negativo de Covid para quem visitar as suas praias

Medida entra em vigor a partir de segunda-feira e o teste deve ter sido feito 72 horas antes da viagem

Região
Por Redação
6 de janeiro de 2021 - 15h28

(Foto: Divulgação)

Enquanto a prefeitura de São João da Barra pretende manter durante todo o curso do verão a barreira sanitária de acesso à sede do município e suas praias, outras cidades do estado estão tomando medidas ainda mais duras contra a Covid-19. A Prefeitura de Cabo Frio, na Região dos Lagos, vai passar a exigir a apresentação de teste negativo para Covid-19 para os turistas que desejarem entrar na cidade. A medida vai entrar em vigor a partir de segunda-feira e o teste deve ter sido feito 72 horas antes da viagem. Diferente de outros momentos durante a pandemia do novo coronavírus, desde março do ano passado, os acessos ao município não serão fechados.

Com a medida prevista no Decreto 6.434/2021 os turistas que chegarem à cidade em ônibus de turismo ou que tiverem reservas em meios de hospedagem, terão que apresentar os testes dos turistas que tenham a terminologia “não detectado” para a doença. Caso alguém apresente resultado positivo ou não tenha o teste em mãos para que seja vistoriado, o veículo será proibido de entrar na cidade e tamb

ém não será permitida a permanência do mesmo no município.

O teste, sendo de qualquer tipo dos disponíveis nos laboratórios, será cobrado de todos os passageiros, motoristas e guias. Nos meios de hospedagem, como hotéis e pousadas, o teste deverá ser cobrado no momento da chegada dos hóspedes. Cada local terá que elaborar um relatório diário de entrada e saída dos visitantes e reservar uma cópia dos respectivos testes de quem estiver se hospedando. Equipes da Vigilância Sanitária farão a fiscalização in loco.

A restrição ao acesso no município foi definida após a reunião do prefeito José Bonifácio (PDT) com os membros do Gabinete de Soluções Contra a Covid-19, que se reúne uma vez por semana para avaliação e atualização das medidas.

“Exigir a apresentação do teste, por exemplo, nos ônibus de excursão. todos os ônibus de excursão que vieram para Cabo Frio só desembarcarão se todos, 72 horas antes, tiverem feito o teste e apresentarem o teste. Se um chegar em Cabo Frio sem o teste, o ônibus não entra”, disse o prefeito em entrevista exibida no “Bom Dia Rio”, da TV Globo, na última terça-feira.

Desde sua posse, na última sexta-feira, dia 1º, José Bonifácio tem destacado preferir por medidas educativas a restrições. No momento, as praias estão totalmente liberadas e não há barreiras sanitárias.

“Nós vamos com presença mais ostensiva da Guarda Municipal circulando pelo comércio em companhia de um agente de postura. Durante todo o mês de janeiro nós vamos fazer um trabalho educativo”, salientou o novo prefeito.