×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Possibilidade de transbordo do Rio Muriaé deixa Itaperuna em estado de atenção

Centro Estadual de Monitoramento emitiu alerta para o risco no município

Religião
Por ASCOM
26 de dezembro de 2020 - 9h10

Avenida Beira Rio, em Itaperuna, inundada no início de 2020 (Foto: Blog Adilson Ribeiro/Arquivo)

A Prefeitura de Itaperuna informa que a equipe de monitoramento do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil está em estado de atenção por causa do Rio Muriaé, cujo curso d’água registrou, em medição às 23h15 dessa sexta-feira (25), o nível de 3,85 metros. O status de atenção no município é decretado quando as cotas situam-se entre 2,90m e 3,89m. Segundo a Defesa Civil, a previsão de chuva na Bacia Hidrográfica do Rio Muriaé, à montante de Itaperuna, para as próximas 24 horas é relativamente alta, variando entre 22 mm e 45 mm, razão pela qual o nível verificado na calha poderá sofrer acréscimos nas próximas horas, o que acarretaria na elevação do estágio para o nível de alerta ao atingir cotas entre 3,90m e 4,19m.

O Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais do Rio de Janeiro (Cemaden) emitiu nota, também na noite dessa sexta, informando da possibilidade de transbordo do Rio Muriaé nas próximas horas devido aos altos acumulados pluviométricos registrados no Estado de Minas Gerais nesta semana.

Segundo a Defesa Civil Municipal, para que o rio apresente um transbordamento inicial, alagando a Avenida Beira Rio e elevando o estágio de monitoramento para o de “alarme”, o nível da água tem que chegar aos 4,20m. Uma situação de “alarme máximo”, quando as águas alcançam a Avenida Cardoso Moreira, só acontece quando a cota atinge os 4,50m (transbordamento final). A variação no nível do Rio Muriaé no setor de Itaperuna nas últimas 24h foi igual a 81 cm.

Itaperuna foi uma das cidades do Noroeste Fluminense atingidas pelas enchentes registradas no início de 2020. Itaperuna foi a cidade que concentrou o maior número de pessoas impactadas, sendo 2.040 desalojadas, 28 desabrigadas, além de quase 9 mil pessoas que, de alguma forma, foram afetadas pelas inundações.