×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Esporte transformou a vida de mais de 20 mil campistas nos últimos 4 anos

FME ampliou de 7 para 50 locais que oferecem algum tipo de atividade esportiva no município

J3 Esporte
Por ASCOM
26 de dezembro de 2020 - 8h33

(Fotos: Divulgação)

A Fundação Municipal de Esportes  de Campos (FME) intensificou a prática esportiva na cidade levando mais qualidade de vida para crianças, adultos e idosos. Implantou, ainda, o Paraesporte, maior projeto público esportivo voltado a pessoas com deficiência. O trabalho levou 13 atletas de Campos a integrar a delegação brasileira que conquistou duas medalhas nos Jogos Mundiais das Olimpíadas Especiais, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, sendo uma de prata e outra de bronze. Os Jogos reuniram cerca de 7 mil atletas de 170 países, explicou o presidente da FME, Fabio Coboski.

Durante os três primeiros anos, antes da pandemia da Covid-19, a FME aumentou o número de atendimento de 1.200 para 20 mil, ampliou os polos de 7 para 50 locais oferecendo uma atividade esportiva, além de aumentar de 9 para 50 modalidades esportivas. Mesmo com a crise financeira que a administração encontrou desde que assumiu o governo em 2017, o esporte conquistou várias medalhas, frutos de parcerias público -privadas. “A Fundação Municipal de Esportes também retomou projetos como os Jogos Estudantis de Campos- JECs- que estava parado por 11 anos, que reuniu mais de 5 mil estudantes campistas nas competições, revelando novos talentos no esporte”, destacou o presidente Fabio Coboski.

O Campeonato Municipal de Natação também foi resgatado após 25 anos, incentivando a prática do esporte na sede da FME e nos setes Centro Escola do Esporte- CEDEs, além de fomentar a natação nos clubes locais. Cerca de 5 mil pessoas podem contar com natação e hidroginástica nas piscinas. As Escolinhas de Futebol também voltaram no município. Foram implantadas mais de 20 escolinhas por distritos como Santa Cruz, Travessão, Farol de São Thomé, Dores de Macabu, entre outros polos, atraindo aproximadamente 4 mil crianças e adolescentes, que participaram de campeonatos municipais.

O presidente Fabio Coboski ressaltou que toda essa luta iniciou no ex-presidente Raphael Thuin, que buscou parcerias e emendas parlamentares como as da deputada Soraya Santos e então deputada Cristiane Brasil. Através das parcerias, foi possível a realização de eventos e até mesmo reforma de prédios como o Centro de Artes Marciais, que esta em fase de conclusão. Um prédio moderno com elevador de acessibilidade, rampas e telhado todo novo e a nova Praça Papa João XXIII, no parque Aurora, que também será entregue no inicio de 2021.

A FME também abraçou ações sociais, como a Corrida da Federal Kids, realizada pela Federação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, no combate a pedofilia. O evento aconteceu durante o Via Esporte da Arthur Bernardes, que também foi criado na gestão do prefeito Rafael Diniz para incentivar a pratica esportiva do campista. O local é fechado todo domingo das 7h às 14h para que a população possa reunir família e amigos com segurança para a pratica esportiva e o lazer.

A Prefeitura, por meio da FME, firmou parceria com o SESC onde realizou um Verão no Farol de São Thomé de muito esporte, trazendo astros nacionais como Bernardinho, Clodoaldo, Emanuel, Mineirinho, Jorginho, Benjamim, Anderson Águia, Djalminha, Jaqueline Silva, Guilherme Prata entre tantos outros grandes esportistas brasileiros. Além dos grandes shows.

Visando associar o esporte ao turismo, também foi criada, nesta gestão, o projeto Caminha Campos, que acontecia duas vezes por semana, levando o campista para participar de caminhadas ao ar livre e ao mesmo tempo conhecer as belezas naturais do município como Morro do Itaoca, Lagoa de Cima, Morro do Coco, entre tantos outros pontos turísticos.

Entre as atividades esportivas oferecidas está a Escolinha de Triathon, esportes náuticos, em Lagoa de Cima; basquete, ginástica olímpica, ballet, hidroginástica, natação, judô, taekwondo, Jiu-jitsu, karatê, vôlei de praia e de quadra.

Continuidade

A FME conseguiu, ainda, mais duas emendas parlamentares como verba especifica para a reforma do Ginásio Waldir Pereira, na ordem de R$ 826,031, e a construção e instalação de uma piscina semi-olímpica apta para competições oficiais e o desenvolvimento esporte educacional, recreativo e de lazer na ordem de R$ 1.474,101. Os recursos já foram liberados e as obras estão previstas para começarem em 2021.