×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

TSE defere candidatura de Wladimir Garotinho/Frederico Paes e valida eleições em Campos

Rafael Diniz ligou para o prefeito eleito para iniciar a transição de governos

Eleições 2020
Por Redação
10 de dezembro de 2020 - 10h08

(Foto: César Ferreira)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deferiu, na manhã desta quinta-feira (10), por unanimidade as candidaturas de Wladimir Garotinho (PSD) e Frederico Paes (MDB) a prefeito e vice-prefeito de Campos. Com isso, a Corte validou o resultado das eleições municipais. O prefeito Rafael Diniz (CDN) se manifestou sobre a decisão e se disse pronto para iniciar a transição.

A decisão do TSE aconteceu em julgamento de recurso especial apresentado pela defesa do empresário Frederico Paes, cujo registro de candidatura foi alvo de um pedido de impugnação movido pela coligação de Bruno Calil (SD) ainda durante o primeiro turno.

O relator, ministro Luis Felipe Salomão, apresentou voto favorável ao provimento do recurso, no que foi acompanhado integralmente pelos demais ministros da Corte.

Em seu perfil nas redes sociais, Wladimir comemorou o resultado do julgamento. “O resultado do TSE confirma que sempre falamos a verdade. Prevaleceu a vontade popular, o respeito às urnas é princípio básico da democracia. O povo de Campos quer paz e estabilidade para superar os grandes desafios que estão no nosso caminho”, escreveu.

Pedido de impugnação

Na ação, a coligação Nova Força, do Dr. Bruno Calil, argumentou que o empresário não se desincompatibilizou da direção do Hospital dos Plantadores de Cana dentro do prazo estipulado no calendário eleitoral.

Paes obteve vitória em primeira instância, mas a Nova Força recorreu e impôs uma derrota à chapa no TRE-RJ, confirmando por 6 a 0 o indeferimento do registro do empresário.

Proferida após o fim do prazo para substituição do candidato a vice-prefeito, a decisão poderia contaminar toda a chapa caso o recurso especial interposto pelo empresário no TSE fosse julgado improcedente.

Como não houve julgamento do recurso antes das eleições, os 121.174 votos obtidos pela chapa no segundo turno da eleição municipal foram contabilizados como “anulados sub judice” pela Justiça Eleitoral.

No último dia 3, o adversário de Wladimir Garotinho no segundo turno, Caio Vianna (PDT), e o presidente nacional da legenda, Carlos Lupi solicitaram participação como assistentes simples na ação.

Votos

Marcada para as 10h desta quinta-feira, a sessão plenária do TSE começou mais cedo, às 9h07. O recurso especial impetrado pela defesa de Frederico Paes foi o primeiro item da pauta da Corte.

Após a fala dos advogados de acusação defesa, o relator ministro Luis Felipe Salomão votou pelo provimento do recurso e pela validação do registro da candidatura do empresário.

O magistrado defendeu que “elegibilidade é direto fundamental” e reafirmou entendimento de 2016, segundo o qual a obrigação de desincompatibilizar do cargo de direção se aplica a fundações e entes da Administração Indireta, mas não a pessoas jurídicas de Direito Privado, caso do Hospital dos Plantadores de Cana.

O magistrado foi acompanhado integralmente pelos demais ministros, que votaram nesta ordem: Mauro Campbell Marques, Tarcísio Vieira, Sérgio Banhos, Luiz Edson Fachin, Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso.

Com o provimento do recurso, o TSE valida os votos dado a Wladimir Garotinho e Frederico Paes, que poderão ser diplomados prefeito e vice-prefeito de Campos.

Transição

Após a decisão do TSE, o prefeito Rafael Diniz anunciou que entrou em contato com o prefeito eleito para tratar da transição entre governos.

“Telefonei há pouco ao prefeito eleito me colocando à disposição para dar sequência à transição de governo, inclusive para recebê-lo pessoalmente. Minha equipe já elaborou todos os relatórios necessários, que foram disponibilizados à Câmara Municipal. Com a confirmação do TSE, eles agora serão encaminhados também à equipe de trabalho do futuro governo. Meu objetivo continua sendo contribuir com o desenvolvimento da nossa cidade”, explica.

Nesta quarta-feira, um dia antes da Corte julgar o recurso de Frederico Paes, Rafael entrou ao presidente da Câmara Municipal, vereador Fred Machado (CDN), documentos da transição. De acordo com a Prefeitura, a decisão se deveu ao fato de, até aquele momento, a Justiça Eleitoral não haver reconhecido quem seria o prefeito eleito.

Reveja abaixo a sessão plenária: