×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Centenário de nascimento de Clarice Lispector é comemorado no dia 10 de dezembro

História de vida da escritora e jornalista nascida na Ucrânia será lembrada em livro em 2020

Literatura
Por Redação
6 de dezembro de 2020 - 14h22

Estátua da escritora Clarice Lispector e seu cão Ulisses no Leme. (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Para o Brasil, esta semana é marcada pelo centenário de nascimento da consagrada escritora Clarice Lispector. Ela nasceu na Ucrânia em 10 de dezembro de 1920, naturalizou-se brasileira e foi reconhecida como uma das principais autoras do país. Romances, poesias e contos fazem parte dessa carreira privilegiada. Obras como A hora da estrela e A paixão segundo G.H. estão entre as mais famosas de sua trajetória.

Mas, ela também atuou como jornalista. Clarice morreu em 1977. A história dela tem sido destaque em materiais na Empresa Brasil de Comunicação. Neste ano especial de centenário, a memória dela é celebrada com uma série de lançamentos, incluindo o livro Todas as Cartas.

Neste centenário, Clarice foi homenageada em mostra na Universidade de São Paulo, como destacou reportagem da Agência Brasil. Nos últimos anos, as rádios EBC, incluindo a MEC, celebraram a memória da escritora em programas como Perfil Mulher e Prosiverso, e seus textos foram apresentados em forma de narrativa e dramaturgia em programas como “Visão da Literatura” e o infanto-juvenil, “O Contador de Histórias”.

O dia 11 de dezembro, seguinte ao centenário de Clarice Lispector, é também de relembrar outra data importante para a cultura brasileira, os 110 anos do nascimento de Noel Rosa. Ouça aqui mais sobre o histórico músico, que chegou a ingressar na faculdade de Medicina, e teve o grande sucesso em 1929, com “Com que Roupa?”.

Lembrança de uma tragédia

Esta semana também trará reflexões sobre um assassinato que parou o mundo no dia 8 de dezembro de 1980. A memória dos 40 anos da morte do músico inglês John Lennon, da banda The Beatles, é uma das principais memórias que devem ser tratadas nesta semana. Lennon foi alvejado na ocasião por quatro tiros disparados por Mark Chapman (que desde então cumpre pena de prisão perpétua). O tema já foi tratado, ao longo do tempo, com diferentes abordagens pelos veículos da Empresa Brasil de Comunicação. Há cinco anos, o programa Momento Três selecionou três músicas para relembrar o ídolo. A Radioagência Nacional também tratou em diferentes momentos da tragédia. Em outubro deste ano, Lennon faria 80 anos de idade. o programa Repórter Brasil produziu reportagem sobre a vida do cantor, compositor e ativista.