×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Projeto “Jovens que Sonham” vai capacitar adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, em Campos

Aproximadamente 400 jovens serão qualificados no cultivo de peixes e rãs

Campos
Por Redação
2 de dezembro de 2020 - 18h05

Projeto ‘Jovens que Sonham’ (Foto: divulgação)

A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), o Departamento Geral de Ações Socioeducativas do Estado do Rio de Janeiro (Degase) e o Instituto Cooperar realizam na próxima quinta-feira (3/11), às 10h, a aula inaugural do projeto “Jovens que Sonham”. A iniciativa vai capacitar aproximadamente 400 jovens e adolescentes, que cumprem medidas socioeducativas, em técnicas de Aquicultura (cultivo e reprodução de organismos aquáticos), Pesca e Processamento de Pescado. A solenidade acontecerá no Centro de Socioeducação Professora Marlene Henrique Alves (Cense – Campos dos Goytacazes).

As aulas vão acontecer sempre às terças e quintas em dois turnos (manhã e tarde). A ação vai qualificar os jovens que cumprem medidas socioeducativas, sem prejuízo das aulas e de suas outras atividades laborais. O Cense Campos foi selecionado para o projeto por trabalhar com o conceito de “unidade vocacionada”, que vivencia o agronegócio, e na área livre do Cense poderão ser instalados até 15 tanques para o cultivo de peixes e rãs, onde os jovens vão estudar em módulos de seis meses.

De acordo com o secretário de Estado de Educação, Comte Bittencourt, a profissionalização oferece um novo caminho para o jovem interno.

“O adolescente que cumpre medida socioeducativa precisa de ferramentas concretas para que consiga sair da situação de extrema vulnerabilidade social, na qual muitas vezes está inserido, e possa quebrar o ciclo da violência fora dos muros da unidade. É dever do Estado oferecer esse novo caminho”, afirma.

Para o diretor-geral do Degase, Márcio Rocha, a ideia do projeto é diminuir o índice de reincidência. Segundo ele, com o aumento das possibilidades de qualificação, o jovem tem novas oportunidades, diminuindo a escolha por atos infracionais.

” Parcerias como essa são fundamentais para a construção de um novo futuro para esses jovens. A nossa meta é reduzir a reincidência, abrindo as diversas oportunidades de qualificação, capacitação, atividades laborais e educação”, ressalta Márcio Rocha.

O termo de cooperação técnica, que implanta o “Jovens que Sonham”, foi assinado em setembro e terá a duração de dois anos. O presidente do Instituto Cooperar, professor Helvio Costa, afirma que é imprescindível oferecer meios para que os jovens consigam sonhar com um futuro melhor dentro do sistema.

“É muito importante essa parceria entre o Instituto Cooperar e o Degase. Temos como objetivo principal devolver a esses jovens a capacidade de sonhar, para que eles possam ser reinseridos no convívio social e familiar com ótimas perspectivas futuras”, conclui o presidente do Instituto Cooperar, Helvio Costa.