×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

MPE pede inelegibilidade da chapa de Wladimir Garotinho/Frederico Paes por abuso de poder econômico

Segundo promotor, as fake news postadas pelo candidato a prefeito alcançaram 100 mil seguidores no facebook

Eleições 2020
Por Redação
27 de novembro de 2020 - 20h18

O deputado federal Wladimir Garotinho (à esquerda) e o engenheiro agrônomo Frederico Paes. (Foto: Divulgação/PSD Campos)

O Ministério Público Eleitoral ajuizou uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije), na tarde desta sexta-feira, contra a chapa Wladimir Garotinho/Frederico Paes (PSD)  por abuso de poder econômico e compartilhamento de fake news.

Segundo o MP, para a divulgação das “fake news”, Wladimir se utilizou de recursos de campanha para fazer impulsionamento ilícito em sua própria página pessoal do Facebook, alcançando um número aproximado de 100.000 seguidores. “Foram, nada mais  nada menos, que 50 impulsionamentos feitos por ele mesmo, números esses que, por si só, já são suficientes para afetar a lisura do processo democrático”, consta na denúncia.

De acordo com documento do MPE, “as publicações da chapa do PSD tiveram o objetivo atingir a imagem do seu concorrente de 2º turno, o candidato Caio Viana, através da divulgação de informações falsas, que vinculavam o atual Prefeito Rafael Diniz ao candidato Caio Vianna, dizendo que os dois estariam fazendo ameaças aos funcionários, numa clara tentativa de enganar os eleitores, levando-os a crer que os dois estariam juntos nesse 2º turno das eleições municipais, e que assim, o candidato Caio Viana representaria uma continuidade à administração do atual prefeito, bem como de todos os problemas salariais que foram noticiados na imprensa nos últimos meses e anos”.

As postagens foram ‘printadas’ pela promotoria e anexadas à ação judicial e o processo vai tramitar na 65ª Zonal Eleitoral de Campos, podendo resultar na inelegibilidade da chapa.

NOTA ASSESSORIA WLADIMIR GAROTINHO: A coligação Um Governo de Verdade refuta a tentativa de vincular o candidato Wladimir Garotinho com campanhas de Fakes News. Verifica-se em Campos uma tentativa de criminalizar o debate eleitoral, bem como a livre manifestação de internautas na rede social.
Wladimir Garotinho recebeu mais de 106 mil votos no primeiro turno e lidera as pesquisas de intenção de votos no 2º turno. Portanto, todos os seus eleitores e admiradores são livres para expressar suas opiniões, bem como compartilhar conteúdos em suas respectivas plataformas virtuais. Foi compartilhamento de um post que afirma que Rafael apoia o Candidato Caio, dito pelo Vereador José Carlos que foi considerado fake news.
O Brasil vive sob uma democracia, amparada pela Constituição Federal, que assegura o direito de livre manifestação do pensamento e veda a censura.
O que o adversário postula com essas medidas , pouco antes de um debate que será transmitido pela TV, é criar agendas negativas para desequilibrar o pleito, só que a vontade popular é soberana e mais uma vez triunfará nas urnas.