×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Um marco de Natal

Empresário da região montou no Rio árvore de Natal de 24 metros

Geral
Por Aloysio Balbi
23 de novembro de 2020 - 0h01

Com jogo de luzes a árvore de Natal chama a atenção dos cariocas que esse ano não terão a tradicional árvore da Lagoa (Foto: Divulgação)

Com a pandemia da Covid-19 o Natal da cidade maravilhosa, o Rio de Janeiro, certamente será de menos luzes e sem o seu símbolo natalino mais forte que é a árvore natalina no espelho d’água da Lagoa Rodrigo de Freitas que esse ano não foi montada. Eis que um empresário da Região com negócios em Campos, Renato Abreu, resolveu o problema. Como provedor da Imperial Irmandade de Nossa Senhora do Outeiro da Glória, decidiu construir uma árvore de Natal de 25 metros, fincada no topo mais alto do Outeiro, que já brilha na noite do Rio. Renato Abreu foi mais longe construindo também um presépio, para que o espirito de Natal seja iluminado.

A decisão do empresário de construir com recursos próprios da árvore de Natal foi destaque o site Vatican News, com elogio da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

O empresário Renato Abreu, nascido em São Fidélis salvou a paisagem de Natal dos cariocas e niteroienses. Diante de decisão do Bradesco de não montar esse ano a tradicional árvore de Natal da Lagoa, Abreu como provedor da Imperial Irmandade de Nossa Senhora do Outeiro da Glória, decidiu construir outra com 25 metros, fincada no topo mais alto do Outeiro e com um jogo de luz impressionante, saltando aos olhos de todos. Renato Abreu foi mais longe construindo também um presépio, para que o espírito de Natal seja iluminado.

A árvore foi acesa na essa semana e pode ser vista por quem passa por diferentes locais do Centro do Rio, pelo Aterro do Flamengo, e bairros como a Lapa, Glória, Laranjeiras. Flamengo e outros da Zona Sul. É possível vê-la também do outro lado da Baia de Guanabara, como em Niterói. A iniciativa mereceu destaque na imprensa carioca, e independentemente da volta da árvore da Lagoa no ano que vem, a do Outeiro da Glória será montada todos os anos.

Renato Abreu já foi laureado como um dos maiores empreendedores culturais do país, realizando e apoiando projetos em áreas múltiplas, principalmente na música. Católico fervoroso ele já havia construído uma réplica da capela de Nossa Senhora de Fátima, onde a santa apareceu para três crianças em Portugal, no Rio de Janeiro.

Renato Abreu com o arcebispo dom Orani Tempesta no evento que anunciado no site do Vaticano (Foto: Divulgação)

O projeto foi proposto como uma forma de motivar os fiéis e de alegrar a Natal. O público já pode visitar o espaço, no pátio da igreja, a partir do dia 7 de novembro. A inauguração contou com uma bênção do arcebispo do Rio, o cardeal dom Orani Tempesta.

A árvore, de 23 metros, e a estrela, de 2 metros, começaram a ser montadas no início de outubro. O símbolo natalino será formado por módulos encaixados, feitos pela empresa de engenharia EBSE, patrocinadora do projeto. Entre os desafios para instalar 10 toneladas de ferragem estava a de não danificar o chão do pátio da igreja, inaugurada em 1739, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

“Com a crise e a pandemia, precisávamos achar algum motivo para motivar a irmandade. As missas estavam suspensas e, depois, voltaram com um espaçamento muito grande entre as pessoas. Resolvemos ter alguma atividade para manter um certo grupo reunido. Pelo menos o Natal teríamos que comemorar”, explica o provedor da Imperial Irmandade, o engenheiro e empresário Renato Abreu.

A decoração também contará com um presépio de tamanho natural embaixo da árvore. Durante a visita, o público ainda ouvirá música sacra. Nos anos anteriores, as montagens eram dentro da igreja, em escala menor.

“Como a igreja tem uma história muito longa e bonita ao longo dos anos, resolvemos fazer algo que despertasse a alegria. Tivemos a reunião da mesa administrativa para fazer algo, para trazer uma atividade. Conversamos com o arcebispo dom Orani Tempesta, que gostou, e com o monsenhor Sérgio Costa Couto”, disse Renato Abreu.

O projeto também foi pensado para ser reaproveitado nos próximos anos, com a montagem das peças. A variação será na decoração, uma novidade a cada Natal. Tudo foi planejado de forma a poder ser armazenado e sem causar danos às instalações da igreja.

“É uma estrutura mais trabalhosa, mas que pode ser guardada e usada para os próximos anos com decoração diferente. A ideia é termos (novamente) para os próximos anos”, disse o provedor da Imperial Irmandade.

CDL vai premiar lojas com as melhores vitrines com decoração de Natal em Campos

Sem decoração natalina oficial por parte do município, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos – CDL- decidiu em sua reunião de diretória na última segunda-feira (16), premiar três lojas que apresentarem as melhores vitrines com temas de Natal. A promoção não está restrita ao comércio da área Central, mas a todos os demais corredores comerciais da cidade, inclusive o chamado comércio de bairro.

Segundo o presidente da CDL, José Francisco Rodrigues, essa foi uma forma encontrada para incentivar os comerciantes no período mais importante do calendário lojista, e também manter vivo o espírito de Natal, contribuindo para que a cidade, em um ano que ficará marcado de forma drástica na história do mundo, por conta da pandemia, não perca o brilho do Natal.

A CDL decidiu criar uma comissão que irá escolher as três melhores vitrines natalinas. Os vencedores vão receber como prêmio uma quantia em dinheiro cujos valores serão definidos na próxima reunião de diretoria da entidade. Para concorrer, o lojista, associado ou não da CDL, deve fazer uma inscrição na própria entidade ou através do site. Para se inscrever o lojista deverá doar um sacolão de alimentos não perecíveis.

“Mais uma vez o comércio se mobiliza para que o espírito de Natal sobreviva e certamente sobreviverá e teremos um Natal melhor em 2021- disse o presidente da CDL”, encerra José Francisco Rodrigues.