×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Quem são os vereadores de Campos?

Dos 25 eleitos, 17 são estreantes na política, cinco foram reeleitos e três voltaram após intervalo

Eleições 2020
Por Redação
23 de novembro de 2020 - 0h01

A eleição na Câmara Municipal de Campos está definida, com seus 25 vereadores devidamente escolhidos pela população, mas, depois de disputar o eleitorado voto a voto, é a vez de os parlamentares eleitos serem alvos de disputa por parte dos candidatos que ainda pleiteiam a Prefeitura de Campos. O apoio dos eleitos fará diferença agora, para angariar votos, e após a eleição, na hora de compor o governo.

Alguns vereadores eleitos já declararam seus votos, outros ainda não o fizeram. Fato é que Wladimir e Caio buscam apoio dos eleitos.

“Tenho certeza de que, no nosso governo, teremos um excelente diálogo com a nova composição da Câmara Municipal. Os poderes são independentes, mas precisam trabalhar em conjunto pela população para reviver os bons tempos de Campos. Estou muito feliz com o resultado do PDT nas urnas, que superou as projeções de institutos de pesquisa locais. Atingimos a nossa meta interna de eleger três vereadores”, analisou Caio Vianna.

Wladimir Garotinho foi procurado, mas não se pronunciou até o fechamento desta edição. Conheça mais dos vereadores eleitos e quem já se posicionou.

Abdu Neme (Avante)
Médico Cardiologista, de 64 anos, foi reeleito com 5.574, o candidato mais bem votado em 2020. Servidor público aposentado, Neme chegou a ser secretário de Saúde do governo Rafael Diniz. Elegeu-se pela primeira vez em 2004 e permanece na Câmara desde então. Segue para seu quinto mandato consecutivo. O vereador já apoiou a família Garotinho na política durante anos, mas no último governo foi da base de apoio do prefeito Rafael Diniz, de quem também fez parte da coligação. Em suas redes sociais, o político declarou apoio a Caio Vianna no segundo turno.

Anderson de Matos (Republicanos)
Como a maioria dos eleitos, 45 anos, é estreante na Câmara de Campos. Pastor, ele foi eleito com 4.905 votos com apoio da Igreja Universal do Reino de Deus. Ele é bacharel e pós-graduado em Teologia. O vereador eleito declarou apoio no segundo turno ao candidato Wladimir Garotinho.

 

 

Marquinho Bacellar (Solidariedade)
Assim como o pai, o ex-vereador Marcos Bacellar e o irmão, o deputado estadual Rodrigo Bacellar, o empresário de 36 anos, seguiu a carreira pública e conseguiu seu primeiro mandato este ano com 4.836 votos. Marquinho anunciou publicamente que será oposição, independente de qual dos dois candidatos vencer a eleição.

 

Igor Pereira (SD)
Com 39 anos, eleito com 3.271 vai para seu segundo mandato consecutivo. Formado em direito, antes de conseguir uma vaga no Legislativo, o político já havia exercido cargos da administração pública, como chefe e subchefe do Posto do Detran em Campos, diretor da Empresa Municipal de Transporte (Emut) e presidente da Campos Luz. Igor caminhou no primeiro turno ao lado do grupo de Dr. Bruno Calil e ainda não declarou apoio no segundo turno.

Maicon Cruz (PSC)
Eleito com 3.122 votos, o assistente social tem 30 anos. Esta foi a terceira eleição que disputou, mas, nas anteriores, ficou como suplente. Maicon também já foi presidente do Conselho Estadual de Juventude. Ele ainda não se posicionou no segundo turno.

 

 

Rogério Matoso (DEM)
O empresário de 40 anos, é formado em Arquitetura e assume seu segundo mandato na Câmara de Campos. Foi eleito pela primeira vez em 2008. Quatro anos mais tarde concorreu como vice-prefeito de Arnaldo Vianna e em 2016 foi candidato a prefeito. Matoso chegou a ser nomeado secretário de Emprego e Renda no governo Rafael Diniz. Nestas eleições, Matoso obteve 3.086 votos. Matoso faz parte do grupo político de Dr. Calil e após decisão do grupo de se manter neutro, ele optou por apoiar o candidato Wladimir Garotinho.

Bruno Vianna (PSL)
É o vereador mais jovem a ocupar a Câmara Municipal de Campos, com 24 anos. Ele é filho do ex-deputado estadual Gil Vianna, morto pela Covid-19 em maio de 2020. Gil também teve passagem pelo Legislativo em Campos. Bruno foi eleito com 3.085 já no primeiro pleito que disputou. Ele faz parte da coligação de Caio Vianna.

 

 

Thiago Rangel (PROS)
O comerciante de 34 anos, obteve 2.755 votos e também é debutante no Legislativo. Ele também conseguiu se eleger logo na primeira eleição. Atuou como superintendente do Instituto de Pesos e Medidas (IPEM-RJ), além de dirigir o setor de fiscalização do Departamento de Transporte Rodoviário (Detro-RJ). No âmbito municipal, atuou como assessor nas secretarias de Comunicação e Saúde. Fez campanha ao lado de Wladimir Garotinho.

 

Fábio Ribeiro (PSD)
Servidor público estadual, de 52 anos, foi eleito com 2.537 votos. Ele já atuou como secretário de Gestão de Pessoas e Contratos do governo Rosinha Garotinho e também já ocupou uma das 25 vagas na Câmara. Concorreu pela primeira vez, sem sucesso, em 2004, e foi eleito em 2012. Fábio faz parte do grupo político de Wladimir.

 

 

Cabo Alonsimar (Podemos)
Militar reformado, , de 45 anos, obteve 2.459 votos em 2020. Tentava uma vaga na Câmara desde 2008, mas conseguiu apenas a suplência. Em 2016, apesar de ser suplente, se efetivou na vaga, já que o vereador eleito foi cassado por envolvimento no escândalo de compra de votos que ficou conhecido como “Chequinho”. Cabo Alonsimar faz parte do grupo político que apoia Wladimir Garotinho.

 

Fred Rangel (PSD)
O advogado é filho do ex-vereador Jorge Rangel, cassado por participação no esquema que usou o Cheque Cidadão para compra de votos em 2016. Fred, que concorreu pela primeira vez, tem 41 anos e recebeu 2.345 votos. O vereador eleito faz parte do grupo político de Wladimir Garotinho.

 

 

Marcione da Farmácia (DEM)
Aos 52 anos, é comerciante do Parque Imperial e conseguiu 2.278. Disputou pela primeira vez em 2016 e ficou como suplente de vereador. Ele faz parte do grupo do Dr. Bruno Calil e ainda não se pronunciou publicamente sobre quem vai apoiar no segundo turno.

 

 

Silvinho Martins (MDB)
Com 57 anos, obteve 2.194 votos nas últimas eleições e também está em seu segundo mandato. Ele é filho da ex-vereadora Dona Penha. A primeira eleição que concorreu foi em 2016. Silvinho disputou as eleições pela coligação do candidato Wladimir Garotinho.

 

 

Pastor Marcos Elias (PSC)
Outro da ala evangélica que conseguiu se eleger, recebeu 2.190 votos. Ele já havia tentado uma vaga na Câmara de Campos em 2016 e uma na Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), sem sucesso. Aos 43 anos, conseguiu sua primeira vitória. O pastor declarou apoio a Wladimir Garotinho.

 

 

 

Helinho Nahim (PTC)
Com 36 anos, é filho do ex-prefeito e ex-vereador Nelson Nahim e foi eleito com 2.171 votos. Esta também é sua primeira disputa eleitoral. O empresário foi superintendente de Entretenimento e Lazer de Rafael Diniz e deixou o governo para tentar a eleição. No primeiro turno, fez parte da coligação de Dr. Bruno Calil, mas neste segundo turno declarou apoio ao primo Wadimir Garotinho, seu primo.

Bruno Pezão (PL)
De 37 anos, recebeu 2.140 votos logo no primeiro pleito que disputou. Ele é da Baixada Campista e da base de apoio de Caio Vianna.

 

 

 

Nildo Cardoso (PSL)
É mais um nome conhecido da política local que retorna à Câmara. Aos 62 anos, o empresário do ramo ceramista foi eleito com 1.934 votos. É a sexta vez que concorre, sendo quatro delas ao cargo de vereador, uma como candidato a prefeito e outra como deputado estadual. Cardoso também fez parte do governo Rafael Diniz. Ocupou a pasta da Agricultura. Ele ainda não declarou apoio no segundo turno.

 

Fred Machado (Cidadania)
Irmão da prefeita eleita de São João da Barra, Carla Machado, o empresário de 58 anos, se elegeu com 1.927 votos. Ele segue para o terceiro mandato, sendo o primeiro deles conquistado nas eleições de 2012. Foi Secretário Municipal de Assistência Social em São João da Barra e líder do governo de Rafael Diniz na Câmara de Campos. Por enquanto, Fred não se posicionou em relação ao segundo turno.

 

Marquinho do Transporte (PDT)
O empresário tem 51 anos e concorreu em 2020 pela terceira vez a uma cadeira no Legislativo municipal, mas não se elegeu das duas primeiras. Este ano conseguiu 1.866 votos. Uma de suas plataformas de campanha foi reformular o sistema de transporte público implantado pela atual gestão. Marquinho apoia Caio Vianna.

 

 

Raphael de Thuin (PTB)
Nome conhecido do meio esportivo, tem 45 anos e foi eleito com 1.738 votos logo na primeira vez que disputou uma eleição. Ex-nadador da Seleção Brasileira e do Flamengo, Thuin ocupou a presidência da Fundação Municipal dos Esportes, mas deixou o governo Rafael Diniz para se candidatar. Em vídeo, o parlamentar eleito declarou apoio a Wladimir.

 

Dandinho de Alciones Rio Preto (PSD)
O empresário de 29 anos, é filho do ex-vereador Alciones de Rio Preto. Logo no primeiro pleito que disputou conseguiu 1.724 votos. Ele tem reduto político na região serrana de Campos, assim como o pai. Dandinho apoiou Wladimir no primeiro turno.

 

 

Kassiano Tavares (PSD)
Com 41 anos, é mais um que levou a primeira eleição que disputou. Obteve 1.546 votos. Kassiano apoia Wladimir.

 

 

 

 

Luciano Rio Lu (PDT)
Com 52 anos é comerciante, já disputou três eleições e conseguiu a vaga na última com 1.382 votos. Nos dois pleitos anteriores ficou como suplente de vereador. É mais um nome para reforçar o time de Caio Viana.

 

 

Juninho Virgílio (PROS)
Comerciante, de 39 anos, é primo do ex-vereador Thiago Virgílio, que está inelegível por ter sido condenado no esquema de corrupção conhecido como “Chequinho”. Em 2018, Juninho concorreu pela primeira vez a um cargo eletivo, na disputa por um lugar na Alerj, mas não obteve êxito. Este ano, Juninho, que já ocupou a presidência da antiga Campos Luz durante o governo de Rosinha Garotinho, recebeu 1.329 votos. O político também integra o grupo político dos Garotinhos.

 

Leon Gomes (PTD)
Obteve 1.063 votos. Sua primeira disputa eleitoral foi em 2016, sem êxito. Ele tem 39 anos e vai apoiar Caio Vianna.