×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Opinião: O salto alto indesejado pelos que vão votar em Caio ou Wladimir

Ausência de candidatos em debates no segundo turno pode transformar voto em cheque em branco

Opinião
Por Redação
19 de novembro de 2020 - 11h41

Caio Vianna (PDT) e Wladimir Garotinho (PSD) disputam a Prefeitura de Campos dos Goytacazes

O jornalista Bernardo Mello Franco criticou, em artigo publicado na edição desta quinta-feira (19) no Jornal O Globo, o salto alto de Eduardo Paes (DEM), que não compareceu ao debate da CNN Brasil, permitindo que Marcelo Crivella (Republicanos) utilizasse todo o espaço sozinho. Muito à frente de Crivella, com quem disputa o segundo turno pela Prefeitura do Rio, nas pesquisas de intenção de votos, Paes preferiu deixar de comparecer a um debate na TV para ir ao aniversário de 80 anos de Tia Surica. O gesto não deixou de parecer arrogante aos cariocas e a expectativa é que tal atitude do demista não inspire os candidatos campistas.

A discussão pública de propostas está no centro da ideia de democracia representativa, na qual o poder político é exercido não diretamente pela população, mas por alguém apontado por ela por meio do voto. Em um ano de campanha atípica, em que as ações de campanha presenciais devem, pelo menos em tese, ser limitadas por decretos sanitários no enfrentamento à Covid-19, os debates despontam como forma de o eleitor conhecer o que pensam e pretendem aqueles que pretendem agir em seu nome pelos próximos quatro anos.

Em Campos, o confronto republicano de propostas mostra-se especialmente importante após um primeiro turno marcado por grande abstenção. Se considerados os votos brancos e nulos, a soma é quase 5% superior à votação do candidato mais bem colocado no último dia 15.

Diante dos graves problemas que aguardam o próximo prefeito de Campos — possível segunda onda do novo coronavírus, severa crise de caixa, críticas reiteradas ao transporte público, à educação e à saúde são apenas alguns deles — a recusa ao debate é um péssimo cartão de visitas para qualquer candidato.

Não só viola, desde já, o princípio de publicidade que deve reger o exercício do cargo que pleiteiam, como negam a mais da metade do eleitorado o direito à escolha informada de sua representação.

Então, o que se espera tanto de Wladimir Garotinho (PSD) quanto de Caio Vianna (PDT) é a presença em todos os debates propostos pela imprensa campista, em respeito não apenas aos veículos de comunicação, que cumprem o papel de abrir o espaço para a discussão das ideias, mas também ao cidadão. Sem isso, o voto corre o risco de tornar-se cheque em branco.