×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Beda recebe programa de cirurgia torácica

Curso virtual foi transmitido para profissionais de saúde de todo o país

Saúde
Por Redação
18 de novembro de 2020 - 15h01

Novas Técnicas: cirurgias em tempo real realizadas durante curso com Dr.Ivan Salgado e Dra. Paula Ugalde

Na última semana, o município de Campos sediou o Programa Ao Vivo de Cirurgia Minimamente Invasiva e Estadiamento Mediastinal. O curso foi uma realização do Instituto do Câncer do Norte Fluminense, com apoio do Grupo IMNE Oncologia, do Hospital Dr. Beda II e parceiros, e reuniu profissionais da área médica.

Devido à pandemia, desta vez, as cirurgias foram transmitidas em tempo real para os inscritos, além de palestras e discussões com profissionais de renome nacional e internacional. O programa foi criado pelo Dr. Ivan Salgado de Azevedo, que é coordenador serviço de cirurgia torácica do Oncobeda e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica, e pela Dra. Paula Ugalde, líder em cirurgia do Grupo Oncoclínicas e professora da Laval University, em Quebec, no Canadá. “Esse foi o segundo evento que montamos em Campos com a mesma intenção. Esse programa teve cunho estritamente científico com foco em cirurgia minimamente invasiva do tórax e tratamento do câncer de pulmão. Ao contrário do curso realizado em 2018, onde nós recebemos convidados do Brasil inteiro, desta vez, tivemos um programação online e estamos extremamente satisfeitos”, revela o cirurgião.

A programação do curso online contou com a realização de pelo menos três procedimentos cirúrgicos durante três dias. No dia 12, o tema foi “Estadiamento mediastinal em CNPC de pulmão”, com moderação de Dr. Ricardo Oliveira e Dr. Leonardo Brand. Já no dia 13, o assunto discutido foi “CNPC de pulmão estádio I E II – Cirurgia Torácica Minimamente Invasiva” e os moderadores convidados eram o Dr. Wolfgang Aguiar, o Dr. Iury Melo e o Dr. Fernando Vanucci. Encerrando o programa, Dr. Arthur Vieira e Dr. Bernardo Nicola moderaram o tópico “CNPC de pulmão estádio localmente avançado – Cirurgia Torácica Minimamente Invasiva”.

Módulo prático de residência em cirurgia torácica

Com compromisso com a ciência, diagnóstico e tratamento das principais patologias cirúrgicas do tórax e visando o aprimoramento e refinamento do residente em Cirurgia Torácica no Brasil, o Instituto do Câncer do Norte Fluminense através do Grupo IMNE Oncologia e do Hospital Dr. Beda Unidade II, esteve apoiando o primeiro módulo prático do Programade Ensino para Residentes de Cirurgia Torácica do portal Vatslam (Video Assisted Thoracic Surgery in Latin America), que ocorreu na semana passada.

Também sob a coordenação da Dra. Paula Ugalde, Dr. Ricardo Oliveira e Dr. Ivan de Azevedo, os residentes participaram de um programa prático em durante 5 dias atuaram ativamente nas cirurgias torácicas minimamente invasivas, além de participarem de discussões dos casos clínicos e do acompanhamento pós cirúrgico dos pacientes operados por eles. A iniciativa do Vatslam, primeiro portal sem fins lucrativos de cirurgia toráxica minimamente invasiva da América Latina, tem apoio do Instituto do Câncer do Norte Fluminense, também por meio do Grupo IMNE Oncologia e do Hospital Dr. Beda II.

“Foram escolhidos sete residentes do Brasil inteiro e Campos foi a primeira cidade a receber o módulo. É um privilégio. Resultado de uma grande parceria de trabalho com a Dra. Paula Ugalde, que tem me ajudado muito a divulgar o trabalho realizado aqui no município, como cirurgiã internacional, adotando o Hospital Dr. Beda como centro
de tratamento. Ela gosta do nosso trabalho e para a cidade isso é sensacional, assim como para o nosso serviço, principalmente pela visibilidade proporcionada e lembrar que este programa poderia estar acontecendo em qualquer outro lugar do país, em grandes capitais, mas Campos é que foi escolhida para sediar esse evento. Estou muito orgulhoso”, completa. Dr. Ivan Salgado de Azevedo.