×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Quase 90 mil eleitores não comparecem à votação em Campos

Isto corresponde a quase um quarto do eleitorado de Campos que é de 360 mil votantes

Eleições 2020
Por Ocinei Trindade
16 de novembro de 2020 - 0h13

Eleitores que votam no Ciep de Guarus (Foto: Carlos Grevi)

Campos dos Goytacazes possui 360.240 eleitores. É o maior colégio eleitoral fora da Capital e da Região Metropolitana. Na eleição deste domingo (15) para prefeito e vereador, 89.738 eleitores não compareceram às urnas, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). É mais uma evidente e crescente abstenção em pleitos no município. Isto equivale a praticamente a 25% de eleitores que não quiseram participar da votação neste dia. A pandemia e o desânimo com as candidaturas podem ter contribuído com mais esta ausência eleitoral.

O número de votos nulos também cresceu. Foram 15.821, o que corresponde a 5,85% dos votos. Já brancos e nulos, foram 6.839 o que equivale a 2,53%. Do total foram 140.181 votos válidos (56,56%) e 107.661 (43,44%) votos anulados sub judice. Este percentual corresponde a votação de Wladimir Garotinho (PSD) que teve sua candidatura barrada na Justiça Eleitoral e no Tribunal Regional Eleitoral por conta de falhas na inscrição do candidato a vice-prefeito, Frederico Paes. A decisão vai depender de julgamento do Tribunal Superior Eleitoral nos próximos dias que confirmará ou não se Wladimir e Frederico poderão concorrer ao segundo turno com Caio Vianna e Gilmara Gomes, coligação do PDT e do PSL.

Para o cientista político George Coutinho, esse resultado deixa o eleitor de Campos dos Goytacazes inseguro e com dúvidas sobre o resultado da eleição. A socióloga Simone Pedro considera este momento mais um capítulo de paixões e disputa acirrada pela prefeitura municipal. Ambos participaram da transmissão ao vivo da TV Terceira Via com resultado da apuração neste domingo.

“A ausência do eleitorado nas urnas reflete um certo cansaço ou fadiga da situação política em Campos dos Goytacazes. Os políticos precisam atentar quanto ao desinteresse dos eleitores. O segundo turno ainda é uma incógnita”, disse George.