×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Com obras concluídas, Palácio da Cultura recebe também iluminação externa artística

Espaço, que estava fechado desde 2014, voltará a abrigar a a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima

Campos
Por ASCOM
14 de novembro de 2020 - 14h09

Presidente Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Cristina Lima garantiu uso cultural do prédio. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Campos dos Goytacazes)

Com iluminação artística finalizada nesta semana, são dados os últimos retoques para a tão esperada entrega do Palácio da Cultura à população. As obras foram feitas por meio de uma medida compensatória que garantiu custo zero para a prefeitura de Campos. O local estava fechado desde 2014.

Todos os processos licitatórios para mobiliário, equipamentos de informática e sistema de refrigeração também já foram realizados. A Prefeitura espera, apenas, o término do período eleitoral para as aquisições, como prevê a lei.

O prédio voltará a abrigar a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) e contará com espaço ampliado para a Biblioteca Municipal Nilo Peçanha, espaço de exposição de artes plásticas, área de artesanato, auditório e anfiteatro. Toda a parte externa ganhou nova iluminação, garantindo beleza e segurança ao local. A área do estacionamento recebeu calçamento e o gramado também está concluído. O Palácio também receberá o Centro de Inovação e haverá espaço para café bistrô e sala de coworking pública para os visitantes.

Um ícone arquitetônico, a obra do Palácio da Cultura foi considerada a mais importante e inovadora do Brasil de 1973 e o abandono na última década gerou inúmeras críticas e descontentamento da população. A atual gestão, por meio de negociações, definiu que a reforma do Palácio da Cultura, orçada em R$ 1 milhão e 200 mil seria retomada e integralmente concluída como medida compensatória pela empresa privada proprietária da área do prédio histórico Casarão Clube do Chacrinha, demolido indevidamente no início de 2013. Assim, a prefeitura não teve ônus com a recuperação do espaço. O acordo foi homologado em 2018 pelo Juízo da 4ª Vara Cível de Campos.

A parceria com o Centro Municipal de Inovação respeitará o protagonismo da área cultural na ocupação do espaço. A presidente da FCJOL, Cristina Lima, informa que, para essa garantia, a Prefeitura manteve diálogo com o Conselho Municipal de Cultura (ComCultura) e ouvindo as aspirações do órgão. O uso da verba de emenda parlamentar destinada à Inovação, no valor de R$ 1 milhão, será utilizada para aquisição de mobiliário, equipamentos e sistema de refrigeração. Foram realizadas quatro licitações e as entregas devem respeitar o término do período eleitoral.

Fonte: Prefeitura de Campos dos Goytacazes