×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

TRE mantém chapa de Wladimir/Frederico indeferida

Terceira Via antecipou que maioria dos desembargadores já havia negado provimento ao recurso

Eleições 2020
Por Redação
12 de novembro de 2020 - 20h37

Conforme o Jornal Terceira Via antecipou logo pela manhã (https://www.jornalterceiravia.com.br/2020/11/12/tre-rj-forma-maioria-para-manter-indeferimento-da-candidatura-de-wladimir-garotinho/), o Tribunal Regional Eleitoral manteve a impugnação da candidatura de Wladimir Garotinho/Frederico Paes, agora, por 6 a 0.  O relator, desembargador Paulo César Vieira de Carvalho, acatou pedido de correção de datas no Acórdão, mas reafirmou o indeferimento da chapa, no que foi acompanhado por outros cinco membros da Corte.

Votaram com o relator os desembargadores Ricardo Alberto Pereira, Vitor Marcelo Rodrigues, Cláudio Dell’Orto e Guilherme Couto. Ex-relator da ação, o desembargador Gustavo Teixeira, que tinha pedido vista, liberou seu voto contrário à chapa.

“A única omissão efetivamente existente na decisão embargada diz respeito ao afastamento do embargante do cargo de direção que ocupava no Hospital Plantadores de Cana ocorrido em 15 de julho de 2020. Isso, no entanto, em nada altera o resultado do julgamento, um vez que a desincompatibilização deveria ter ocorrido em 4 de junho de 2020. Por força do disposto no parágrafo 3º, inciso IV, alínea b, da Emenda 107/2020, aquela que fala que o prazo já precluso não sofrerá, obviamente, modificação nenhuma. Provimento parcial dos embargos, para suprir omissão existente no acórdão embargado mantendo-se, no mais, o resultado do julgamento”, afirmou o Paulo César Vieira de Carvalho, em seu voto.

Frederico Paes se posiciona

O engenheiro e empresário Frederico Paes disse que a questão sabujice não abrange toda a chapa, mas somente a sua situação, cuja candidatura foi indeferida por ter sido registrada fora do prazo. Frederico Paes afirmou que o assunto refere-se a ele, e que seus advogados já estão recorrendo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.

“Tenho certeza de que vamos reverter essa situação. Minha candidatura teve aprovação das autoridades eleitorais de Campos e foi contestada por adversários. O Tribunal Regional Eleitoral confirmou a candidatura e esses adversários recorreram para a segunda instância e ganharam. Faz parte do jogo e agora estamos recorrendo”, disse Frederico.

Para Frederico é um erro afirmar que o indeferimento alcança toda a chapa. Porém, no site do STE consta a situação da chapa de Wladimir como “indeferido com recurso”. Para Frederico existe um erro de interpretação nessa questão. “A chapa está valendo até o julgamento do recurso em Brasília. Vamos ganhar no voto aqui e em Brasília também”.

Entenda o caso

O candidato a vice-prefeito Frederico Paes é alvo de um pedido de impugnação movido pelo grupo do candidato Dr. Bruno Calil (SD). Na ação, a coligação Nova Força argumenta que o empresário não se desincompatibilizou da presidência do Sindicato dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde e Estabelecimentos de Serviço de Saúde da Região Norte Fluminense (SindhNorte) e da direção do Hospital dos Plantadores de Cana dentro do prazo legal.

No final de outubro, o TRE-RJ indeferiu, por 5 votos a 1, a candidatura do empresário. Porém, com o prazo de substituição do vice encerrado, a decisão pode se estender à chapa como um todo. Na manhã desta quinta-feira, a situação da candidatura de Wladimir Garotinho e Frederico Paes continuava como “indeferido com recurso”, no site Divulga Cand, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Veja reprodução abaixo: