×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Encontro marcado com a democracia

Em tempos eleitorais ou não, todos debatem alguma coisa

Opinião
Por Aloysio Balbi
8 de novembro de 2020 - 0h01

Centro de Convenções da Uenf, palco do Debate da TV Terceira Via, entre candidatos a prefeito de Campos (Arquivo)

O debate político, em qualquer formato, está para a democracia, assim como o voto. E o voto de qualidade é consequência do debate, quer em um púlpito, na esquina ou nas redes sociais. De uma forma ou de outra, em tempos eleitorais ou não, todos debatem alguma coisa, partindo da premissa de que o contraditório sempre norteou os interesses da sociedade.

Os debates neste formato que vamos realizar, foram inseridos no Brasil desde a redemocratização do país. E nem mesmo com os adventos das redes sociais, que vieram incorporar a esse conceito, eles perderam sua importância, muito pelo contrário.
A decisão do Terceira Via e seus veículos em realizar um debate com os candidatos à Prefeitura de Campos é audaciosa, como audacioso deve ser um órgão de comunicação, cumprindo sua missão de informar e, neste caso específico, dar aos candidatos e suas ideias, colaborando para que o eleitor forme o conceito do seu voto.
O candidato que se recusa a participar de um debate democrático está ferindo de morte a democracia e consequentemente desrespeitando o eleitor. E se o eleitor sente falta do candidato, fatalmente o candidato no dia do pleito sentirá falta do eleitor.
É assim em toda democracia. Qualquer candidato a cargo público deve ter o compromisso de expor suas ideias e estar disposto a debatê-las e confrontá-las com o contraditório. Esse debate será um encontro do candidato com o eleitor, e nenhum dos dois devem faltar. É um encontro marcado com a democracia.