×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Ventos de até 70km/h causam estragos em vários pontos de Campos

Ventania atingiu o município, novamente, entre a noite de sexta e a madrugada de sábado

Geral
Por ASCOM
31 de outubro de 2020 - 11h30

Telhado da quadra de Donana desabou (Foto: Reprodução/redes sociais)

Equipes da Defesa Civil estão desde a noite de ontem atendendo a diversos chamados do Município. De acordo com a Escala de Beaufort, os ventos passaram de mais de 70km/h. Para essa sexta-feira (30), a previsão era de 50 milímetros e os pluviômetros indicaram 65,7 mm, em poucas horas de chuva, o que acabou provocando retenção de água em alguns pontos mais baixos da planície. A Secretaria de Desenvolvimento Ambiental também está em diversas partes do município auxiliando na remoção de árvores. Na madrugada do último dia 29, uma tempestade com granizo e ventos que também chegaram a 70km/h destelhou casas no distrito de Santo Eduardo, no extremo norte do município, e deixou moradores desalojados.

Em decorrência dos ventos fortes registrados entre a noite de sexta e a madrugada deste sábado (31), no total, foram registradas onze quedas de árvores em alguns pontos como Itereré, Santa Cruz, Avenida Alberto Lamego, Turfe Clube – pontos que já foram atendidos pelas equipes. A equipe da Defesa Civil encontra- se, neste momento, na Avenida Carmem Carneiro e outra está indo para a Pelinca onde houve queda de Pinheiro. O vendaval também derrubou o telhado da quadra esportiva de Donana.

Pelo menos onze árvores caíram na última tempestade (Foto: Divulgação)

Em outros pontos ocorreu acúmulo de água como na Rocha Leão e Santa Rosa, além das cabeceiras das pontes Alair Ferreira e Leonel Brizola, que já foram resolvidos. As equipes encontram-se em Três Vendas também atuando para escoamento de água em algumas ruas. A localidade de Três Vendas estava sendo monitorada desde ontem à noite.

“A previsão para deste sábado é de 60 mm de chuva, mas ontem choveu mais que o previsto. É importante que as pessoas mantenham os bueiros desobstruídos para que a água possa escoar com mais rapidez em caso de chuva intensa em curto espaço de tempo. A previsão é de instabilidades pelos próximos dias, podendo chover um acumulado de 140 mm até segunda, seguimos com o estágio de atenção. Reforçamos que, em caso de emergência, podem acionar a Defesa Civil pelo 199 e (22) 98175-2512”, conclui Edison Pessanha.

O Corpo de Bombeiro de Campos informou que, devido às chuvas e os ventos que atingiram a região, as unidades estão atuando em cortes de árvores que caíram obstruindo vias. também segundo a corporação, não há registro de vítimas, somente ruas e rodovias (Rua Antonio Manoel, no Alphaville, e RJ 158, próximo a Iterere) que foram obstruídas e já foram liberadas. Uma outra equipe esteve no Morro do Itaoca liberando a via que dá acesso ao topo do morro.

A Defesa Civil informou que continua em estágio de atenção de atenção.

HGG

Parte da cobertura do corredor do Hospital Geral de Guarus (HGG) também foi danificada pela tempestade, mas, segundo a Prefeitura de Campos, nenhum atendimento na unidade foi prejudicado. “O leito em questão havia sido destinado para atender paciente com Covid-19, em caso de necessidade, mas estava desocupado, no momento. A obra de recuperação do telhado do Hospital Geral de Guarus está em andamento e, desde que a parte do corredor foi danificada, uma cobertura provisória está sendo utilizada. Com a chuva e o vento, a cobertura provisória foi parcialmente danificada e será reposta até que o trabalho seja concluído”, ressaltou a prefeitura em nota.