×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Eleições para prefeito na região têm 39 candidatos para o cargo

Macaé iguala a Campos com 11 prefeitáveis

Eleições 2020
Por Marcos Curvello
26 de outubro de 2020 - 0h01

O número de aspirantes a prefeito em municípios vizinhos a Campos em 2020 aumentou 53% em relação às últimas eleições municipais. Em 2016, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, Macaé, Quissamã e Carapebus somavam 28 candidatos. Este ano, são 43, segundo dados atualizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até o fechamento da edição número 209 do Jornal Terceira Via, distribuído neste fim de semana. Com exceção de Dr. Aluizio (PSDB), que cumpre seu segundo mandato à frente da Prefeitura de Macaé, os chefes do Executivo de todas as demais cidades tentarão a reeleição.

O aumento geral de candidatos é puxado por Macaé, que teve o crescimento mais acentuado em números absolutos, passando de seis prefeitáveis em 2016 para 11 (83% a mais) em 2020. Nenhuma disputa eleitoral acontecida nas últimas duas décadas teve tantos nomes como a deste ano.
Proporcionalmente, a liderança fica com São João da Barra, com aumento de 200% no registro de candidaturas — duas nas últimas eleições contra seis neste ano.

São Francisco de Itabapoana teve ampliação de 100% na concorrência ao Executivo, passando de três, em 2016, para seis, em 2020. Porém, metade dos candidatos foi considerada inapta pela Justiça Eleitoral. Com isso, como na eleição passada, os cidadãos sanjoanenses escolherão entre três chapas este ano.

Em seguida, aparecem Carapebus, com ampliação de 28% no total de candidatos (sete nas últimas eleições e nove nesta); Quissamã, com aumento de 25% no número de candidaturas, que passou de quatro em 2016 para cinco em 2020 e São Fidélis, que teve seis prefeitáveis na eleição passada e sete este ano (16% a mais).

Nomes na urna

Até o fechamento desta edição, a Justiça Eleitoral ainda não havia julgado os pedidos de candidatura dos 11 candidatos a prefeito de Macaé. Na Capital Nacional do Petróleo, disputam a sucessão de Dr. Aluizio (PSDB): o empresário André Longobardi (REP); o ex-vereador Igor (PT); o músico Índio (PMB); o técnico em contabilidade Jonas Vicente (PCO); o vereador Maxwell Vaz (SD); o empresário Ricardo Bichão (PRTB); o ex-prefeito Riverton (PDT); o vereador Robson Oliveira (PTB); a professora Sabrina Luz (PSTU); o engenheiro Silvinho Lopes (DEM), filho do ex-prefeito Silvio Lopes, e o deputado estadual Welberth Rezende (CDN), apoiado pelo atual prefeito.

Em Carapebus, a prefeita Christiane Cordeiro (PP), que busca a reeleição, a aguarda julgamento de sua candidatura. Ela disputa a preferência do eleitorado com Bernard Tavares (REP); o psicólogo Cleber Pimentel (MDB); o corretor de imóveis Juninho de Zezito (PMB); o professor Augusto (PV) e o empresário Rodrigo Mancebo (CDN). Eles tiveram seus nomes confirmados pela Justiça Eleitoral, que indeferiu as chapas encabeçadas pela professora Dona Lourdes (PSB) e pelo agricultor Manoel Pereira (PTC). Diante da decisão, o PTC lançou novo candidato: Pastor Marcos.

Cinco candidatos disputam a Prefeitura em Quissamã. Fátima Pacheco (DEM), tenta um segundo mandato consecutivo, contra o ex-prefeito Armando Carneiro (PSC), que governou o Município entre 2005 e 2012; o técnico em agronomia e agrimensura Djamim Ferreira (PRTB); o advogado Doutor Leandro (Avante) e o comerciante Manel da Ótica (PODE). Todas as candidaturas foram deferidas.

Disputa pela sucessão

Quem também está na campanha pela reeleição é a prefeita de São Francisco de Itabapoana, Francimara (SD). Contra ela concorrem o ex-deputado estadual Papinha (REP) e o ex-prefeito Pedrinho Cherene (PP). O advogado Marcelo Mansur (PMB), a professora Ana Santos da Academia (PATRI) e o empresário Zé Renato (MDB) pleitearam candidatura, mas foram barrados pela Justiça Eleitoral.

São Fidélis também tem prefeito em busca de mais um novo mandato. Amarildo do Hospital (SD) tem como adversários o construtor civil Agapito Plovier (PCdoB); o empresário Celsinho do Gás (REP); o médico Dr. Sebastião Neto (PSOL); o servidor público Henrique de Mutango (PODE); o vereador Higor Porto (PSC) e o comerciante Oberlan Plouvier (MDB), todos considerados aptos a participarem do pleito. Por fim, seis chapas aguardam julgamento em São João da Barra. No município, a atual prefeita trabalha por mais quatro anos à frente do Executivo.