×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Cafés Especiais e Orgânicos serão tema central do Rio Coffee Nation

Estado do Rio de Janeiro produz cerca de 16 mil toneladas de café por ano

Agricultura
Por ASCOM
25 de outubro de 2020 - 15h26

(Foto: Divulgação/Governo do Estado do Rio de Janeiro)

A primeira edição do Rio Coffee Nation, evento internacional dedicado ao segmento de cafés especiais e orgânicos, acontece durante este fim de semana de forma on-line. Apoiado pela Secretaria de Estado de Agricultura, a programação tem transmissão ao vivo, estandes virtuais, palestras, workshops, apresentações, receitas, exposição, além da competição de Melhor Café Torrado para Expresso.

O Estado do Rio de Janeiro produz cerca de 16 mil toneladas de café por ano, um setor que movimenta mais de R$ 89 milhões anuais, com sua produção concentrada na Região Noroeste Fluminense.

“A Secretaria de Estado de Agricultura desenvolve um programa contínuo de fortalecimento da cadeia do café que traz como resultado a excelência do produto hoje comercializado. O Rio Coffee Nation, sem dúvida, trará mais visibilidade e reconhecimento aos nossos produtores, projetando-os no circuito internacional. Essa excelência também está vinculada ao trabalho realizado na ponta pela Emater-Rio e pela Pesagro-Rio”, explica Marcelo Queiroz, secretário de Agricultura.

A programação do Rio Coffee Nation vai mostrar a evolução do mercado de cafés especiais para consumidores, produtores, profissionais e empresas do setor. O público pode, ainda, conferir quatro exposições virtuais realizadas em parceria com o Museu do Café.

A “Ilha de Cafés do Rio de Janeiro” traz 16 marcas de café especial do estado, entre eles o Vale do Er, o Café da Serra e o Fazenda Florença, vencedor do melhor café especial do Rio de Janeiro em 2019.

O evento tem ainda a participação do francês Hippolyte Courty, fundador da L’Arbre à Café e um dos maiores especialistas em cafés orgânicos e especiais do mundo.

“Promover o Rio Coffee Nation tem como objetivo incentivar o mercado de cafés especiais no Brasil. É também uma forma de estimular os produtores destes grãos e apresentar a excelência dos terroirs obtidos em plantações nacionais, que estão a cada dia mais presentes nas xícaras dos brasileiros e conquistam mais admiradores no exterior. Será uma oportunidade enriquecedora para os fãs da bebida e para toda a categoria”, afirma Martina Marina Barth d’Avila, idealizadora do evento.

O Rio Coffee Nation é parceiro exclusivo do Paris Coffee Show, considerado o maior evento de café da França, com 35 anos de existência e referência no ramo de cafés. Este evento é organizado pelo Collectif Café, organismo francês que reúne mais de 300 torrefadores e cafeterias da França e que também está presente na plataforma on-line do Rio Coffee Nation.

Conheça as diferenças entre os Cafés Especiais e os Cafés Orgânicos

Os cafés especiais são aqueles cultivados e colhidos em condições especiais, submetidos à avaliação de especialistas (metodologia de avaliação sensorial da SCA – Specialty Coffee Association, utilizada mundialmente), atingindo, assim, notas mínimas de 80 e máximas de 100 pontos. Além disso, possuem indicadores de qualidade superior, relacionados a características intrínsecas do grão verde, como aroma, sabor, corpo, acidez e sabor residual.

Já os cafés orgânicos adotam essa denominação por serem produzidos sem uso de agrotóxicos ou outra substância que possa contaminar a natureza e o produto. O solo também é preparado livre de produtos químicos, através de tecnologias que priorizem o uso de recursos naturais.

Fonte: Governo do Estado do Rio de Janeiro