×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

ISP faz estudo pioneiro para identificar reflexo do distanciamento social na queda de roubos

Equipe cruzou os registros da Secretaria de Estado de Polícia Civil com os dados do histórico de localização dos usuários do Google

Segurança
Por ASCOM
22 de outubro de 2020 - 8h35

(Foto: Divulgação/Governo do Estado do Rio de Janeiro)

O Instituto de Segurança Pública (ISP) elaborou um estudo inédito e pioneiro para determinar a influência do isolamento social, provocado pela pandemia do novo coronavírus, nos crimes contra o patrimônio. No período, foi registrada a redução de roubos de rua e de veículos. A equipe de analistas do ISP cruzou os registros da Secretaria de Estado de Polícia Civil com os dados do histórico de localização dos usuários do Google, tendo como parâmetro de normalidade o mês de janeiro de 2020.

Segundo a pesquisa, de janeiro a setembro deste ano, o estado registrou queda de 42% nos roubos de rua em relação ao mesmo período de 2019. A forte redução também foi observada no roubo de veículo, que foi 33% menor nos nove primeiros meses deste ano, na comparação com 2019.

A exceção é para o roubo de carga, que também apresentou queda este ano, mas não há ligação com o menor número de pessoas nas ruas. No acumulado do ano, o indicador apresentou redução de 33% em relação ao mesmo período de 2019.

– O primeiro decreto estadual que estabeleceu uma série de medidas para evitar a propagação do coronavírus foi editado em 13 de março deste ano. A partir desta data, houve um aumento de pessoas que acionaram a localização dos serviços Google dentro de casa. Com isso, observamos uma queda considerável dos roubos de rua e de veículo. Há uma correlação muito forte entre a diminuição desses casos, conhecidos como crimes de oportunidade, e o nível de isolamento – explicou a presidente do ISP, Marcela Ortiz.

Relaxamento do distanciamento

A partir do mês de junho, a pesquisa mostra que o nível de distanciamento social começou a diminuir no estado. No mesmo período, há um leve aumento nos números de roubos de rua e de veículo, fenômeno não observado para o roubo de cargas.

O estudo também destaca que, apesar do retorno de uma série de atividades econômicas, no mês de setembro, o nível de isolamento ainda é mais alto do que o observado em março. Isso indica que o número de crimes ainda está sendo impactado pelo distanciamento social.

Para acessar o estudo, clique aqui.

Fonte: Governo do Estado do Rio de Janeiro