×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Coluna do Balbi | Empresa de Campos começa a exportar pelo Porto do Açu

A Corbion decidiu fazer o transporte por cabotagem do Açu para o Rio de Janeiro

Coluna do Balbi
Por Aloysio Balbi
19 de outubro de 2020 - 0h03

Corbion usa Açu para exportar

A indústria de bandeira holandesa instalada em Campos, Corbion-Purac começou a usar o Porto do Açu para suas exportações. Mas isso em parte. A Corbion decidiu fazer o transporte por cabotagem do Açu para o Rio de Janeiro e de lá seguir para outros destinos. Parece pouco, mas isso representa muito. Antes, até o Rio, tudo era transportado pela BR-101.

Americano vende para o Flu

Assinando contrato. Foto: (Divulgação)

O Americano, como sempre, fornecendo matéria-prima para os grandes clubes do Rio. Acaba de vender o lateral-esquerda Raí Lopes, da divisão de base do alvi-negro. Com nome de craque ele já está treinando em Laranjeiras e está sendo uma promessa para o tricolor carioca. Tem tudo para entrar jogando no primeiro time. O valor de transação não foi informado.

Caminho do Açúcar

Empresário Renato Abreu e Vinícius Viana Vieira almoçaram na fazenda do Sertão, no sábado. Conversaram sobre o nicho que representa o turismo em Campos e como ele é mal explorado. Vinícius, que esteve em Brasília apresentando projetos para Campos junto ao Ministério do Turismo, aposta no “Caminho do Açúcar” com vetor do turismo local, uma ideia que Renato Abreu defende já há algum tempo.

No aplicativo

Já surgem serviços dentro do chamado novo normal em Campos. Agora o delivery é para lavar carros com um serviço profissional. A empresa Lincar criou um aplicativo, onde o usuário pode acionar o serviço, que funciona como uma espécie de Uber. O profissional credenciado vai até o lugar onde o carro se encontra e faz o serviço rapidinho, tipo lava a jato, mas sem treta, ok!?

Durável

O empresário Eduardo Eugênio Gouvêa de Vieira, tomou posse para mais um mandato como presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, a poderosa Firjan. Ele já está no cargo há 25 anos e com esse novo mandato sairá com 29 anos de casa, se sair. É o mais longevo presidente da história da instituição.

Escrituras

Os cartórios de registros de imóveis em Campos estão se esticando para atender a demanda. Em média, são lavradas no momento sete escrituras/dia, entre compras e vendas de imóveis. Esse mercado apesar da crise criada pela pandemia está se recuperando bem em Campos, e essa é uma boa notícia que temos para hoje.

Plantando gengibre

Teve uma enorme repercussão a reportagem publicada na edição passada do Jornal Terceira Via sobre a vinícola que começa a ser montada da divisa de São Fidélis com Campos. Cultivar três tipos de uvas diferentes por aqui é uma grande novidade. Mas bem ao lado, tem gente também plantando em boa escala gengibre. Sabores para todos os gostos.

Líder de Castro

O deputado Bruno Dauaire que rejeitou convite do governador afastado Wilson Witzel para ser líder do governo na Alerj, já manteve contato com o governador em exercício, Cláudio Castro, quando conversaram sobre as relações do Executivo com o Legislativo. Castro quer apoio que permita a sua governabilidade, mas o líder do governo na assembleia não será Dauaire e sim o deputado Márcio Pacheco.

Campos no recorde do Uber

Saiu um balanço dos aplicativos mostrando que mais de 124 turistas de nacionalidades diversas usaram o Uber no estado do Rio de Janeiro em 2019. O relatório diz que americanos, argentinos, chilenos, ingleses e franceses foram os que mais rodaram pelo Rio. O trajeto mais longo foi de 750 quilômetros, uma corrida de ida e volta da Barra da Tijuca para Campos dos Goytacazes. Valor desta corrida: R$ 1.100.

Mudou de mãos

O restaurante self-service Opção 21, fechado desde o início da pandemia, acaba de ser comprado de porteira fechada, ou seja, com tudo dentro. O novo proprietário quer reabrí-lo assim que for possível. O nome deverá ser mantido. Até então era um dos restaurantes neste segmento mais movimentado no Centro de Campos.

Digitalizando

A Universidade Federal Fluminense, por meio da Portaria nº 67.507, de 24 de setembro de 2020, constituiu a comissão para implantação do acervo acadêmico digital no âmbito da Universidade. A comissão é composta por servidores das Pró-reitorias de Graduação (PROGRAD) e de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PROPPI), além das Superintendências de Documentação (SDC) e de Tecnologia da Informação (STI).

Babalaô alerta – Foto: (Divulgação)

Terreiros ameaçados

Os terreiros da cidade de Campos vivem em clima de medo. Dos cerca de 200 centros de religiões de matriz africana ameaçados em todo o estado, segundo o babalaô Ivanir dos Santos, 40 deles estão localizados no município. Traficantes da região têm expulsado os seguidores, ocupado os terreiros e saqueado os espaços. As ameaças chegaram à internet, onde páginas locais e áudios compartilhados relatam intimidações a pais-de-santo.