×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Um Dia das Crianças diferente

Com rotinas alteradas pela pandemia, os pequenos terão que comemorar a data com muitas restrições, mas sem perder a diversão

Comportamento
Por Redação
12 de outubro de 2020 - 0h01

Bernardo Pitanga brinca em casa em um Dia das Crianças marcante para todos

É verdade que a pandemia mudou a rotina de todos, mas não seria errado dizer que as crianças foram algumas das mais prejudicadas por essas mudanças. Com a interrupção das aulas nas escolas, os pequenos tiveram de se adaptar às aulas online e deixaram de socializar com os colegas, parte fundamental do processo educativo. Aquelas que vivem em apartamento, então, ficaram ainda mais solitárias, uma vez que sequer as áreas comuns dos prédios estavam liberadas. Seis meses após o início dessas medidas de isolamento, a pandemia ainda não acabou, mas o Dia das Crianças chega em um momento de mais flexibilidade. Ainda assim, adaptações tiveram de ser feitas para que essa data seja um frescor na rotina dos pequenos.

Bernardo com os pais Rodrigo e Lina Paula

A mãe do João, de 12 anos, Érica Russo, apostou no elemento surpresa. Ela sabe que seu filho gosta de ser surpreendido e, por isso, decidiu montar uma cesta de café da manhã com muitas guloseimas e o presente que ele pediu. “Nessa data, costumávamos viajar, ir a algum parque, ao cinema… Agora, embora muitos estabelecimentos já estejam abertos, as opções para as crianças e pré-adolescentes ainda são limitadas. Acredito que essa ideia vai agradá-lo porque ele adora surpresas, adora doces e o presente que comprei é algo que ele me pede há algum tempo”, contou Érica.

Já a mamãe Jamile Almeida Carneiro aproveitará que o Dia das Crianças, que também é feriado religioso, cairá em uma segunda-feira para levar seus dois meninos Lucas e Caio, de 3 e 6 anos, para a casa da avó, onde há quintal e piscina.

João Pedro e a mãe, Érica Russo: em casa, entre afetos e videogames

“Nós moramos em apartamento e está sendo bem difícil lidar com as crianças em um espaço tão limitado. A energia fica à flor da pele por aqui. Eles querem brincar o tempo todo! Então, pelo menos nesse feriadão, vamos para casa da avó, que tem um espaço maior. Faremos um churrasco para os adultos e deixaremos as crianças correrem soltas”, disse.

Após a flexibilização das medidas de isolamento social, viajar passou a ser a opção para algumas famílias. É o caso, por exemplo, da Lina Armond, do seu marido Rodrigo e do pequeno Bernardo, de 8 anos. Os três escolheram um destino seguro para passarem o feriadão e extravasarem a energia do menino.

“A princípio pensamos em fazer uma festinha só para ele, já que é a única criança da casa… Alugar um pula-pula e tal. Mas surgiu a oportunidade de viajarmos e achamos que essa é, mesmo, a melhor opção. O lugar que escolhemos tem recreação, brincadeiras… Vai ser muito bom para o Bernardo que passa muito tempo sozinho em casa. Ele já está saturado das aulas on-line, com saudade dos colegas… Esses dias serão especiais, tenho certeza”, acredita Lina.

Jamile Carneiro com os filhos Lucas e Caio (Fotos: Carlos Grevi)

Sem programação no município

A Prefeitura de Campos está com todos os eventos suspensos temporariamente seguindo orientações das autoridades de saúde devido à pandemia do Coronavírus. Um evento como o do Dia das Crianças não está previsto na Fase Verde, em que a cidade se encontra neste momento. O município segue o Plano de Retomada das Atividades Econômicas e Sociais, com avaliação semanal para avanço dos Níveis previstos no programa. Uma atividade coletiva como são os eventos abertos da prefeitura ainda não seria indicada.

Além disso, em virtude do artigo 73 da Lei Eleitoral 9504/97 e do Decreto Municipal 203/2020, publicado no Diário Oficial de 13/08/2020, o município está impedido de realizar postagens no portal oficial ou em suas redes sociais até o final do período eleitoral. As únicas exceções são as publicações relativas ao enfrentamento do novo Coronavírus e serviços públicos essenciais. Então sequer atividades online poderão acontecer até o final das eleições.

Programação no Boulevard

Desde julho os shoppings de Campos voltaram a funcionar, após cinco meses de portas fechadas. Para o Dia das Crianças, período em que as vendas normalmente alcançam bons resultados, o Boulevard Shopping preparou ações divertida para os pequenos. Em 2020, as tirinhas do famoso Charlie Brown e seu Beagle celebram 70 anos e, em parceria com a Aliansce Sonae, o shopping apresenta esse clássico infantil às crianças.

No ambiente digital, ao acessar as redes sociais do shopping, os internautas podem fazer download de diversas atividades lúdicas e criativas como dobraduras e desenhos para colorir. O shopping traz, ainda, informações e dicas úteis de como cuidar de um bicho de estimação. No shopping, será possível conhecer a história do Snoopy e sua turma em uma exposição. As crianças também poderão interagir com os personagens por meio de um aplicativo de realidade aumentada com molduras e stickers (figurinhas) do Snoopy e seus amigos e tirar selfies.

O Boulevard Shopping Campos também arrecadará brinquedos em bom estado, que serão doados a crianças que vivem em comunidades no entorno do empreendimento. O público poderá doar os brinquedos na “Loja do Bem” durante o horário de funcionamento do shopping. As doações podem ser feitas até o dia 15 de outubro.

E para facilitar as compras dessa data especial, o Boulevard Campos ainda vai disponibilizar pelo site uma vitrine virtual com produtos disponíveis para a consulta em um catálogo especial. No catálogo é possível conferir os produtos e fazer as compras dos presentes das crianças imediatamente, tudo on-line.

Tarde alegre para crianças

Na 2ª Igreja Batista do IPS, a criançada terá um dia diferente. O ministério infantil elaborou uma programação especial que conta com atividade virtual e distribuição de brindes. Segundo a pastora Gilceia Corrêa de Azevedo, o evento começará às 15h de segunda-feira (12 de outubro) pela internet. As crianças serão entretidas com contação de história, apresentações musicais, fantoches e brincadeiras. Os pequenos também terão de fazer algumas atividades que serão apresentadas também on-line.

Depois, às 16h, os pais devem levar as crianças até a sede da igreja, de carro, onde serão recebidas pelos professores do ministério com faixas e bolas. Também serão entregues lembrancinhas no local. A pastora conta que essa ação é muito importante para a igreja de modo geral. “As crianças são uma parcela importante do nosso público e sempre pensamos nelas, em seu envolvimento e alegria. Mesmo durante a pandemia, isso não poderia ser diferente. Nos dedicamos a fazer o melhor para elas dentro das possibilidades que temos”, concluiu.