×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Primeira bailarina negra campista está no Dicionário dos Excluídos

Mercedes Batista fez história na dança e ganhou destaque em pesquisa da Unicamp; negócios e investimentos também são assuntos importantes na semana

Coluna do Balbi
Por Aloysio Balbi
12 de outubro de 2020 - 0h01

Mercedes faleceu em 2014 aos 93 anos (Reprodução)

Mercedes 1

Será lançado pela Universidade de Campinas (SP) o Dicionário dos Excluídos, resultado de muita pesquisa sobre a negritude no Brasil, condenando muitas histórias. Um dos personagens lembrado é o de Mercedes Batista, que nasceu em Campos em 1921 e morreu em 2014.

Mercedes 2

A história conta que ela se mudou para o Rio para trabalhar como empregada doméstica, mas foi trabalhando na bilheteria de um cinema que seu sonho de trabalhar com a arte nasceu. Aos 24 anos, começou seu caminho no balé na Escola de Danças do Theatro Municipal.

Mercedes 3

Em 1948, ingressou no corpo de baile do teatro, sendo a primeira mulher negra a alcançar tal feito. Mercedes sempre foi alvo de discriminação, sendo excluída de apresentações e impedida de pisar nos palcos. Por causa disso, ela migrou para o Teatro Experimental do Negro como bailarina e, mais tarde, como colaboradora e coreógrafa.

Turismo

O presidente da Codemca, Vinícius Viana Vieira, passou a semana toda em Brasília na tentativa de formatar acordo com o Ministério do Turismo para o Consórcio de Municípios da região. O terreno já foi pavimentado, mas serão necessárias outras idas à capital. De concreto, ele conseguiu expor a potencialidade turística do interior do Rio.

Na carne

Essa coluna adiantou que Campos vai ganhar no início do próximo ano uma espécie de butique de carnes, algo nunca visto por aqui. Um negócio audacioso, fechado após pesquisa de mercado. Não se pode adiantar muita coisa, exceto que o novo point de luxo para os carnívoros será pelas bandas da Pelinca.

Feriadões fracos em 2021

Feriadão, né ?! O último será o do Natal. Mas 2021 promete, a começar pelo primeiro dia do ano, a tradicional virada que cai numa sexta-feira. Dois de abril, Paixão de Cristo, obviamente cai numa sexta-feira. No mais, muitos feriados de meio de semana. O campista em especial terá um feriadão particular porque 6 de agosto cai numa sexta-feira em 2021. Para fechar, o primeiro de maio, dia do trabalho, cai em um sábado.

Comunicando

Carioca da gema, criada na beira do mar, mas com uma longa temporada em Brasília como assessora do Senado, a jornalista Simone Souto Maior está de volta às origens. Ela voltou para o Rio para assumir a comunicação do governador em exercício Cláudio Castro. Está animada ‘que nem ela’ e metendo a cara, melhor dizendo, o rostinho no trabalho.

Novo cemitério

O Grupo Bosque dos Ipês que constrói cemitérios sofisticados no estilo parque está procurando área em Campos e os corretores estão em polvorosa. Trata-se de um investimento de porte com conceitos diferentes dos existentes. O projeto em Campos prevê um crematório. Pode-se adiantar que toda a estrutura será horizontal.

Onde dorme a coruja!?

Para lançar um grande empreendimento em Campos uma construtora de Vitória, no Espírito Santo, está fazendo circular por toda cidade uma coruja verde que tem chamado a atenção de muitos. Porém, nada é adiantado sobre esse empreendimento. Parece que faz parte da estratégia de marketing da construtora.

Do arranhão ao amassado

A frota da Polícia Militar em Campos está questionando uma decisão do comando de área em que os agentes terão que arcar com os custos de conserto e manutenção de viaturas que se envolverem em acidentes, independente de quem causou. Uma circular sobre o fato frisou que a responsabilidade é desde um arranhão ao amassado. Tem PM falando em assédio moral.