×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Polícias Civil e Militar fazem grande operação contra tráfico de drogas

Pela manhã, 37 pessoas foram presas em diferentes bairros de Guarus e área central

Campos
Por Redação
7 de outubro de 2020 - 7h21

Policiais civis e militares deram início na madrugada desta quarta-feira (7) uma mega-operação para reprimir o tráfico de drogas em Campos, liderada pela 146ª Delegacia de Guarus. De acordo com as primeiras informações, 37 pessoas foram presas na durante a ação policial. Estão sendo cumpridos vários mandados de prisão e de busca e apreensão. As polícias também recolheram 70 quilos de drogas, como maconha e cocaína, além de armas e munições. A operação foi batizada pela coordenação pelo nome “Vera Cruz”. Durante a manhã e ao longo do dia, a reportagem do Terceira Via estará acompanhando a operação com atualização de dados e depoimentos das autoridades.

Imagens das prisões

Os suspeitos foram levados para a 146ª Delegacia de Polícia Civil, em Guarus. Além das Polícias Civil e Militar, também participam da operação agentes da Polícia Rodoviária Federal. Houve ações ainda nos distritos de Travessão e Morro do Coco. A operação “Vera Cruz” conta com apoio de dez delegacias policiais fluminenses, Ministério Público e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/RJ).

O delegado da 146ª DP, Pedro Emílio Braga em entrevista concedida à imprensa no início da manhã.

“A delegacia iniciou a operação Vera Cruz focou, em princípio, atingir a cúpula do narcotráfico no bairro Santa Helena, localidades da Matinha, Casinhas e adjacências. Temos a cumprir 41 mandados de prisão e 35 mandados de busca e apreensão. As diligências estão muito exitosas, com apreensões iniciais em torno de 50 quilos de drogas”, disse Pedro Emílio.

Ainda de acordo com o delegado da 146ª Delegacia de Polícia Civil, é fundamental o apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE)), do Gaeco e de outros equipamentos policiais do Rio de Janeiro, como PRF, PM e Guarda Civil Municipal.

“Nos últimos quatro meses, conseguimos mapear todo o tecido organizacional da facção criminosa, identificando a cúpula e as funções de cada um dos integrantes. Isto fez com que fosse gerados os 41 mandados de prisão. Até o fim do dia, pretendemos cumprir os mandados de prisão, apreender drogas, utilizando inclusive cães farejadores. É uma operação extremamente importante para desarticular o comércio ilegal de drogas”, concluiu o delegado Pedro Emílio Braga.

No fim da manhã, o delegado Geraldo Rangel, coordenador do 6º Departamento de Polícia de Área (DPA), participou de uma entrevista coletiva. Ele elogiou a operação “Vera Cruz” e o empenho de todos os policiais envolvidos. Em seguida, o delegado Pedro Emílio Braga avaliou a ação dos agentes nesta quarta-feira (7). Representantes do Gaeco também se manifestaram.

“Usamos inteligência e diligências ao longo de quatro meses. O narcotráfico no Parque Santa Helena era responsável pelo maior giro de venda de drogas em Guarus, com grande fluxo financeiro movimentado por quadrilhas. Para cumprir os 41 mandados de prisão expedidos pela 2ª Vara Criminal, mobilizamos cerca de 200 homens nas ruas. Conseguimos com isto desarticular completamente a organização criminosa naquele local”, concluiu.