×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

EDITORIAL | Pobre, extremamente pobre

Mas a miséria comprova que está difícil. Extremamente difícil.

Opinião
Por Editorial
4 de outubro de 2020 - 0h02

Uma das mais famosas músicas da banda mineira Jota Quest, diz que é “fácil, extremamente fácil”, ao contrário da vida de milhões de brasileiros que sempre foi difícil diante da pobreza. Só que agora está mais difícil, porque somente em Campos, com uma população estimada em 500 mil habitantes, 45 mil famílias estão vivendo em um quadro de extrema pobreza.

A reportagem Especial desta semana de Ocinei Trindade mostra que a fome e a extrema pobreza crescem no Brasil. São mais de 15 milhões de pessoas nesta situação, segundo levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O jornalista revela a partir de dados do Ministério do Desenvolvimento Social, que são exatamente 45 mil famílias carentes, em situação de extrema pobreza, com renda de zero a R$89 por mês. Os números apontam, segundo especialistas, que 20% da população campista viveria em condições precárias de alimentação e sobrevivência.

Ainda de acordo com o Cadastro Único, referência para direcionar benefícios federais como o Programa Bolsa Família, em 2010, Campos possuía pouco mais de 30 mil famílias em extrema pobreza. Em agosto de 2020, o número chegou a 45.628 famílias. Já o número de famílias em situação de pobreza era de 3.637. Foram consideradas em situação de baixa renda 10.537 famílias.

Tudo isso mostra que está difícil. Extremamente difícil.