×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Prefeitura e Câmara decretam luto de três dias pela morte de João Peixoto

Governador em exercício do Rio, Claudio Castro lamentou o falecimento do deputado estadual

Política
Por Redação
30 de setembro de 2020 - 15h19

(Foto: Carlos Grevi)

A Prefeitura e a Câmara Municipal de Campos decretaram luto oficial de três dias pela morte do deputado estadual João Peixoto (DC), nesta quarta-feira (30), em decorrência de complicações da Covid-19.

Em decreto publicado em edição suplementar do Diário Oficial do Município, na tarde desta quarta-feira, ao justificar o luto, o prefeito Rafael Diniz (CDN) afirmou que o deputado “prestou grandes serviços a esse município” e que seu falecimento “gerou grande consternação”.

A Câmara Municipal emitiu nota oficial em que afirma receber “com profundo pesar a notícia da morte do deputado estadual João Peixoto”.

“Eleito vereador desta Casa de Leis no ano de 1992, João Peixoto teve notória passagem pelo Legislativo de Campos, sendo eleito para a Assembleia Legislativo do Estado do Rio de Janeiro em 1994. Enquanto parlamentar, destacou-se pela simplicidade, sempre buscando o desenvolvimento da região e esta é uma perda irreparável para a política. Em nome dos 25 vereadores e demais servidores, a Câmara Municipal presta condolências aos familiares, com sinceros votos de conforto e superação neste momento trágico”, diz a o texto.

(Foto: Carlos Grevi)

O governador em exercício do Estado do Rio, Claudio Castro (PSC), também lamentou o falecimento de João Peixoto, que qualificou como “decano do parlamento e figura importante na construção de um estado mais integrado”.

Internação e morte

O deputado estadual João Peixoto estava internado em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral Dr. Beda, onde testou positivo para Covid-19. Seu estado de saúde teve uma piora na última sexta-feira.

De acordo com o último boletim médico divulgado pela unidade hospitalar, na terça-feira, João Peixoto se encontrava em estado “gravíssimo, com noradrenalina e vasopressina em doses muito elevadas. Sedado, analgesiado e bloqueado com parâmetros ventilatórios máximos no respirador, porém sem resposta clínica, fazendo hemodiálise diariamente”.

No dia 18 de setembro, João Peixoto chegou a apresentar uma melhora do quadro infeccioso, mas a situação voltou a se agravar dias depois. O deputado estadual morreu nesta quarta-feira, aos 75 anos.

Ele era casado e deixa três filhos. O sepultamento acontece às 16h, no Cemitério Campo da Paz. Não haverá velório.

(Foto: Divulgação)

Carreira

Antes de chegar à Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), o político foi eleito vereador em Campos, em 1992, quando presidiu a comissão de Obras da Câmara. Foi também secretário municipal da Agricultura, em 2006.

Na última eleição em que concorreu, em 2018, João Peixoto, que era presidente regional do DC, foi eleito para seu sexto mandato de deputado estadual com 23.951 votos. Segundo destaca a página do político no site da Alerj, ele foi o autor do projeto que trouxe o Gás Natural Veicular (GNV) para o Norte-Fluminense.

João Peixoto é o segundo deputado estadual campista a morrer em decorrência do Covid-19. Em maio, o também deputado estadual Gil Vianna morreu aos 54 anos, em Campos, também vítima do novo coronavírus.

A morte do deputado estadual teve repercussão no noticiário político nacional, com publicações em veículos de expressão nacional, como O Globo e O Antagonista.