×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Alerj escolhe nomes para julgar impeachment de Wilson Witzel

Cinco deputados passam a compor o Tribunal Misto que analisará o processo contra o governador afastado

Estado do RJ
Por Redação
30 de setembro de 2020 - 7h51

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro definiu os cinco parlamentares para compor o Tribunal Misto que julgará pedido de impeachment do governador afastado Wilson Witzel (PSC). São eles:

Alexandre Freitas (Novo) – 55 votos
Chico Machado (PSD) – 54 votos
Waldeck Carneiro (PT) – 51 votos
Dani Monteiro (PSOL) – 37 votos
Carlos Macedo (REP) – 35 votos

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) decidiu marcar para esta quinta-feira (1), às 14h, a primeira reunião do Tribunal Especial Misto formado para decidir sobre o impeachment do governador Wilson Witzel. O tribunal misto é formado por cinco desembargadores do TJRJ e cinco deputados estaduais.

A primeira reunião servirá para definir o roteiro a ser seguido no julgamento e sobre o relator que ficará responsável pelo processo. O Tribunal Especial Misto terá 120 dias para decidir sobre o futuro de Witzel.

Witzel será julgado pelo crime de responsabilidade, por decisão unânime da Alerj, a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (69 votos favoráveis dos 69 deputados presentes).

Votação na Alerj

Após uma contagem parcial dos votos, o presidente da Alerj, deputado André Ceciliano (PT), anunciou um empate técnico entre os parlamentares Anderson Moraes e Carlos Macedo. Por ter mais idade, a vaga ficou com o candidato do Republicanos.

“A todos os senhores e senhoras deputadas que votaram em mim. É muito difícil deixar de votar em um e votar em outro. Procurarei, junto com todos os eleitos, lutar para representar bem essa casa. Inclusive, garantindo o direito à ampla defesa do senhor governador”, afirmou Carlos Macedo, que foi escolhido após empate na votação.

Governador afastado Wilson Witzel (Foto: Carlos Grevi/Arquivo)

Veja como ficou a votação em número total de votos:

Alexandre Freitas (Novo) – 55 votos
Chico Machado (PSD) – 54 votos
Waldeck Carneiro (PT) – 51 votos
Dani Monteiro (PSOL) – 37 votos
Carlos Macedo (REP) – 34 votos (escolhido por ter mais idade)
Anderson Moraes (PSL) – 34 votos
Renan Ferreirinha (PSB) – 33 votos
Filippe Poubel (PSL) – 20 votos
Alana Passos (PSL) – 9 votos
Abstenções – 8 votos

A votação foi nominal e 67 parlamentares da Alerj participaram. O deputado Dionísio Lins (PP) não votou. Além dele, Martha Rocha (PDT) e João Peixoto (DC) estão licenciados e não participaram da votação.

A sessão contou ainda com oito votos de abstenção: cinco do André Ceciliano (PT); dois do Marcos Abrahão (Avante) e um do Flávio Serafini (PSol).

As outras cinco vagas do Tribunal Misto, composto por 10 integrantes, foram preenchidas por desembargadores do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ). São eles:

Teresa de Andrade Castro Neves
José Carlos Maldonado de Carvalho
Maria da Glória Bandeira de Mello
Fernando Foch de Lemos Arigony da Silva
Inês da Trindade Chaves de Melo