×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Texto de Arlete Sendra é encenado virtualmente em Campos

A peça "Elas...entre nós" ganha versão dramatizada em live do projeto "Leituras Santas", em rede social

Cultura
Por Ocinei Trindade
28 de setembro de 2020 - 12h13

Arlete Sendra apresenta seu texto “Elas..entre nós”, em transmissão online (Foto: Silvana Rust/Arquivo)

As salas de teatro e de cinema em Campos dos Goytacazes ainda permanecem fechadas por causa da Covid-19. Enquanto não reabrem, artistas da cidade se movimentam em exibições virtuais por meio das redes sociais. Entre os projetos culturais está o “Leituras Santas”, do coletivo Santa Paciência, que conta com a participação de atores, diretores e dramaturgos. Na quarta-feira (30), pelo Instagram, acontece a encenação do texto “Elas… entre nós”, escrito por Arlete Sendra. O público pode acompanhar a transmissão da peça online, às 20h.

Clara Abreu é uma das atrizes do elenco (Foto: Reprodução)

O espetáculo virtual do Santa Paciência tem direção de Fernando Rossi e a colaboração de Alexandre Ferram e Almir Júnior. Para interpretar “Elas…entre nós” foram escaladas as atrizes Liana Velasco, Katiana Rodrigues e Clara Abreu.  Três mulheres que fazem parte do imaginário literário e da mitologia dialogam entre si: Lilith, Eva e Pandora.

Mais uma vez, Arlete Sendra se debruça sobre personagens femininas para refletir o comportamento delas no passado e na contemporaneidade. Esta experiência como dramaturga ela viveu em 2019, com a trilogia “O avesso da mulher”, nos três espetáculos que revisitaram Macabéa, de Clarice Lispector; Capitu, de Machado de Assis; e Diadorim, de Guimarães Rosa. Desta vez, Arlete se volta para outras mulheres que antecedem as protagonistas da literatura brasileira.

Liana Velasco foi escalada para o Leituras Santas

“Elas… entre nós, em breve relato dialogal, nos remete a três mitos presentes em nossa quotidianeidade. Lilith, a primeira mulher que não se submete aos caprichos de Adão. Eva, mulher submissa e eternamente grata pela costela cedida. E Pandora feita com fragmentos dos deuses do panteão grego. E sem dúvida, Adão, filho único, mimado.
O texto nos remete a Simone de Beauvoir: somos “born” ou somos “made”, ou seja, somos nascidas mulher ou nos tornamos mulher (no singular mesmo).  E como as Liliths, Evas e Pandoras estão presentes neste mundo”, destaca Arlete Sendra.

Para acompanhar a live teatral, o público deve acessar a página do Santa Paciência, no Instagram. O “Leituras Santas” dura em torno de 40 minutos. Logo após a apresentação, os realizadores interagem com o público por meio do chat da rede virtual. O diretor Fernando Rossi e o elenco costumam comentar sobre os textos de cada espetáculo exibido, baseado em perguntas e observações dos internautas.

Katiana Rodrigues participa de nova apresentação virtual

“Esta é uma forma de mantermos o teatro em atividade, além de formarmos novas plateias, mesmo que virtualmente”, comenta o diretor Fernando Rossi.

“Elas… entre nós” será exibida nesta quarta-feira (30), às 20h. Todas as peças encenadas ou dramatizadas ficam disponibilizadas na rede social Instagram para visualizações permanentes.