×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Coluna do Balbi | Campos tem mais de três mil indústrias

Moradores tentam salvar orla de Atafona plantando cactos; este é mais um destaque na página opinativa do Jornal Terceira Via

Geral
Por Coluna do Balbi
28 de setembro de 2020 - 0h01

Cactos para salvar Atafona
O mar continua não dando trégua em Atafona. As dunas estão invadindo a avenida Atlântica e por conta disso veranistas da orla estão se unindo para tentar conter a areia que está invadindo as casas. Eles vão começar a plantar cactos em massa como única forma de conter o avanço das dunas. Isso tem funcionado, por exemplo, em praias de Fortaleza.

 Baixada loteada
O Grupo Itamarati, dono de boa parte das terras da entrada da Baixada Campista, como Goitacazes, vai começar a fazer lançamentos imobiliários naquela área. Isso mostra que todas as tendências de crescimento caminham para o litoral, já que o mesmo está acontecendo na BR-356, em direção a São João da Barra.

Campos tem 3 mil indústrias
Segundo levantamento feito pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro – FIRJAN – Campos tem três mil indústrias, mas necessariamente isso não significa três mil chaminés, já que nesta conta entram a indústria da construção civil e também confecções. Mesmo assim, é um número expressivo.

Onde o petróleo começou
A Fazenda Boa Vista, localizada na Baixada Campista, que está para ir a leilão, foi o primeiro lugar que indicou que a Região era rica em petróleo. Em 1918, o coronel Olavo Alves Saldanha, gaúcho e político, comprou a área da viúva do senador Pinheiro Machado. Mas tudo ficou por aí, pois o petróleo era pouco.

Quem entende? 1
O estado do Rio de Janeiro é o maior produtor de petróleo do país, embora São Paulo esteja encostando. Mas se é o maior produtor e tem a segunda maior refinaria como explicar que o preço dos combustíveis aqui seja o mais caro no país? Diesel e gasolinas nos postos de todo o estado custam mais do que no Acre, por exemplo.

Quem entende? 2
Prova disso é que os caminhões que fazem frete e que passam por Campos com destino ao Nordeste não abastecem aqui. Preferem esticar mais um pouco e abastecer no primeiro posto que encontrar no Espírito Santo, onde o diesel é mais barato. Os caminhões que seguem em sentido a Minas Gerais também passam batidos, preferindo abastecer em Muriaé.

Mulheres e os drones
As mulheres estão cada vez mais no volante. Isso não é novidade… mas pilotar um drone é novidade para mulheres sim. Nossa Priscilla Alves talvez seja a primeira em Campos a assumir o controle desse equipamento sofisticado que vai ao ar para garantir os melhores clicks e agregar valor ao seu trabalho de filmagem.

Comunidade Libanesa
Em novembro próximo, Campos já vai poder comemorar o Dia da Imigração Sírio-Libanesa com os conterrâneos do Oriente Médio e seus descendentes que começaram a se estabelecer aqui no século passado. Grande parte deles atua no comércio da cidade. A lei foi aprovada na Câmara Municipal e sancionada pela prefeitura. Será comemorada todo ano, no dia 22 de novembro.

Outubro Rosa
O Grupo IMNE está iniciando sua campanha anual pelo Outubro Rosa – mês de conscientização do câncer de mama – que acomete milhares de mulheres. A ideia é alertar a esse público sobre como prevenir a doença e também estimular o diagnóstico precoce com a manutenção de exames de rotina em dia, para que as chances de cura aumentem.

Vitória
O governador em exercício Cláudio Castro assinou o decreto de aprimoramento do Programa de Fomento ao Comércio Atacadista e Centrais de Distribuição (RioLog), novo regime tributário para estimular o setor no Estado. O pleito é da Associação de Atacadistas e Distribuidores do Estado do Rio-, presidida pelo empresário campista Joilson Barcelos que discursou e destacou a união de toda cadeia produtiva do Rio que apoiou o projeto.