×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Agentes de segurança do Cisp mandam fabricar uniformes

Valor será custeado pelos funcionários e padronização foi publicada em Diário Oficial

Segurança
Por Redação
23 de setembro de 2020 - 10h52

Cisp foi inaugurado em maio (Foto: Divulgação/Arquivo)

Agentes de segurança do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), da Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP), tomaram a iniciativa de criar um uniforme. Apesar da padronização ter sido aceita pelo comando da secretaria, os funcionários é que vão pagar pelo serviço. O valor não foi divulgado.

O Jornal Terceira Via conversou com um funcionário do departamento, que preferiu não se identificar. Ele contou que a ideia surgiu a partir do momento em que estão indo para as ruas fiscalizar o cumprimento de medidas sociais restritivas para evitar a propagação do coronavírus.

“Fiscalizamos o funcionamento de estabelecimentos comerciais e também estamos atuando na barreira sanitária de Lagoa de Cima. Como cada funcionário ia vestido de um jeito, tivemos a ideia de criar o uniforme”, explicou.

A ideia foi aceita pelo secretário municipal de Segurança Pública, Darcileu Amaral, que também deve usar o uniforme. “Nós contratamos o serviço e estamos rachando a despesa entre os funcionários. Não me recordo o valor que estamos pagando pelo serviço, pois além da farda, vamos também comprar coturnos”, disse o funcionário.

A medida deverá levar mais segurança aos comerciantes, alvos de fiscalização, evitando que eles sejam advertidos por pessoas que se fazem passar por fiscais da prefeitura. O CISP é composto por guardas civis municipais concursados da Prefeitura de Campos e também por profissionais contratados.  Os modelos do uniforme foram publicados no Diário Oficial da prefeitura na sexta-feira passada (18). O documento considerou que a “padronização facilita a identificação do agente público e gera um sentimento de pertencimento à equipe, promovendo uma maior integração e igualdade, além de garantir a segurança do trabalho, organização e seriedade”.

O Diário Oficial relata também “que o uso de uniforme faz com que o agente público, sinta-se inserido dentro da cultura da administração pública, dando uma sensação de pertencimento, o que por sua vez, faz com que a produtividade e a qualidade sejam maiores”.

Nota Oficial

A Prefeitura de Campos não informou o motivo pelo qual os profissionais tiveram que pagar pelo uniforme. Afirmou apenas que “a iniciativa de adquirir uniformes visa criar uma identidade visual para o CISP. A aquisição do material vem sendo feita seguindo a legislação vigente e as informações são publicadas no Diário Oficial do Município, seguindo princípio da transparência”.

Modelos e descrições dos uniformes