×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Coluna do Balbi: grupo Havan vai gerar 250 empregos diretos em Campos

Confira as novidades de Campos, da região e do país, selecionadas pelo diretor de jornalismo do Sistema de Comunicação 3ª Via

Coluna do Balbi
Por Coluna do Balbi
20 de setembro de 2020 - 0h01

 

Na mosca

Há exatamente um ano, mais precisamente no dia 3 de outubro de 2019, essa coluna publicou que a Havan vinha para Campos e deu detalhes, como o tamanho da área e sua localização. Alguns concorrentes fizeram chacota. Mais uma vez acertamos na mosca.

 

 

Araras na Lagoa

O empresário campista, Marcelo Barbosa, está montando em sua propriedade, em Lagoa de Cima, o que pode vir a ser o maior criadouro de araras do Estado do Rio de Janeiro. Tudo como manda a figurino, com selo do IBAMA, etc. O projeto conta até com um laboratório de genética. Em breve, araras de cores diversas estarão nascendo por aqui.

 

Êpa!!!!

Luiz Alberto de Siqueira, que já é saudade, além do Grupo Isalvo Lima, se notabilizou como um dos maiores construtores de Campos. Engenheiro de formação, investiu forte a partir dos anos 80 na construção civil de Campos e mudou a fotogenia da cidade, que ficou mais vertical. Quando chegou à marca de mil imóveis construídos, ele comemorou com sua expressão preferida “Êpa!!!”.

Trocando Rio por SP

A mega médica Cláudia de Azevedo Jacyntho, reconhecida internacionalmente e autora de livros de medicina traduzidos para línguas diversas, entre elas a sua preferida, o francês, está afivelando as malas para mudanças profundas em 2021. Vai trocar a Barra da Tijuca, no Rio, por São Paulo, onde vai fixar residência. Vai com piano e tudo.

Búfalos

Tem crescido o número de criadores de búfalos na região. Quem cria está satisfeito com o valor do leite de búfala e também a carne. Em Campos, as primeiras fazendas de criação de búfalos foram em Baixa Grande e no Imbé. Mas a maior delas no interior do Rio está em Casimiro de Abreu com mais de 1.500 cabeças.

No Vice-Consulado

Já foi Vice-Consulado, depois virou Casa Brasil-Portugal e agora é uma repartição pública do município. Construído na década de 1940 pelo Vice-Cônsul Augusto Machado Vianna Faria, o casarão, que foi a residência dos Faria e sede do Vice-Consulado Português em Campos, poderia ter no âmbito municipal uma destinação mais afim à sua origem.

Cerâmica com energia solar

No próximo dia 30, a Kuara vai entregar mais um sistema de geração de energia solar em Campos com 9000 KWh/mês, e 192 módulos fotovoltaicos. O projeto foi encomendado pela cerâmica K-Joinha, localizada na Baixada Campista, que será uma das primeiras do país a operar com energia solar. Essa é uma tendência geral, pois já se foi o tempo da lenha e o gás é uma operação bem mais custosa. Parabéns pela iniciativa da cerâmica.

Porto NF

A prefeita de São Francisco do Itabapoana, Francimara Lemos, assinou termos de concessão de uso de solo para o Porto NF que vai começar a decolar com força. Um dos idealizadores do projeto, o empresário Paulo César Henrique Gomes, o César da Veceba, comemora os acordos já firmados com outros grandes investidores.

Choperia

Existe um prédio antigo sendo reformado na rua Ouvidor, próximo a Beira-Rio, que vale a pena parar para ver. Tudo dentro dos conformes, mantendo as características arquitetônicas originais. A iniciativa é do empresário Sidney Serafim. Agora vem a melhor: ele estuda a possibilidade de montar no local uma choperia requintada com grande arsenal de cervejas artesanais.