×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Erro de operação causou forte cheiro de gás em Campos, aponta Inea

Segundo nota do Instituto Estadual do Ambiente, empresa Corbion assumiu falha

Meio Ambiente
Por Redação
16 de setembro de 2020 - 18h34

Técnicos do Inea inspecionaram estação e empresa Corbion (Foto: Divulgação)

O forte cheiro de gás que foi sentido em bairros centrais de Campos há duas semanas, resultou em uma investigação e análise do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas). O Inea divulgou nota sobre a empresa Corbion, nesta quarta-feira (16), depois que a reportagem do Terceira Via questionou o desfecho da investigação ambiental.

Segundo o Inea, um erro operacional na Estação de Tratamento de Esgoto da Indústria Corbion – que fica no bairro da Lapa –  provocou a proliferação do odor que causou apreensão entre moradores da cidade.

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), informou que a Corbion possui licença ambiental de operação e a Estação de Tratamento de Efluentes está inserida na licença.

“Após as denúncias de forte odor na região de Campos, o instituto realizou duas vistorias, uma coleta de amostras de água e notificou a empresa Corbion para que apresentasse o relatório operacional da Estação de Tratamento de Efluentes. Na documentação apresentada pela empresa, consta que houve erro operacional na estação, que resultou no odor percebido pela população. O Inea exigiu à empresa providências para a solução do caso e segue monitorando as atividades do empreendimento”, disse a nota do órgão ambiental.

Os primeiros relatos do forte odor de gás surgiram no último dia 2. Durante o período, o 5º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) e o Inea receberam várias denúncias que partiram de bairros da área central. As reclamações motivaram ações do órgão ambiental nos dias 3 e 4.

Nota da Corbion

A assessoria de comunicação da empresa Corbion divulgou nota afirmando que: “A minuciosa investigação interna, que ocorreu nas últimas duas semanas, mostra que existe uma correlação entre a abertura de uma válvula de segurança do reator anaeróbio em sua estação de tratamento de águas residuais e as reclamações de odores em alguns pontos da cidade. Esse fato ficou evidenciado após uma investigação completa da válvula de segurança por um especialista externo. Para evitar chances de recorrência, a Corbion iniciou medidas técnicas, processos, comportamento humano e treinamento operacional. A instalação de novos detectores de gás faz parte das medidas”