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Projeto “Matemática ao alcance de todos” da Uenf oferece minicursos

Em dez anos, o percentual de estudantes do Ensino Médio com o aprendizado adequado em Matemática caiu 0,7%

Campos
Por Redação
15 de setembro de 2020 - 15h14

(Foto: divulgação)

O ensino da matemática básica enfrenta grandes problemas. De acordo com o Sistema de Avaliação da Educação básica (Saeb) 2017, em dez anos o percentual de estudantes do Ensino Médio com o aprendizado adequado em Matemática caiu 0,7%, totalizando 9,1%. Com isso, surge o projeto de extensão da Uenf “Matemática ao alcance de todos”, tendo como objetivo principal minimizar a dificuldade na aprendizagem de matemática, em duas frentes: o Ensino Básico em Matemática (Ensino Fundamental anos finais e Ensino Médio) e a Matemática de Nível Superior.

De acordo com o professor Oscar Alfredo Paz La Torre, coordenador do projeto, “o problema não se restringe a dizer que os alunos não sabem Matemática. Nossos alunos do Ensino Básico tem problemas de compreensão de leitura. Eles podem saber muito bem as operações fundamentais, álgebra, geometria, mas na hora de ler o enunciado, se ele não sabe compreender ou não entende o que está sendo solicitado, ele não vai resolver o problema”. O professor ainda reafirma a intenção do projeto em minimizar a evasão nos Cursos de Graduação, “a ideia é tentar dar suporte aos alunos, tentar minimizar esses problemas tanto dos alunos do Ensino Básico como dos alunos que estão chegando à universidade, porque os alunos que chegam com esses problemas de conteúdo dificilmente conseguem aprovação. Então a ideia é minimizar essa desistência”.

Os projetos de extensão desenvolvidos pela Uenf ampliam a atuação do campus para além das salas de aula, ou seja, estendem para a comunidade, de maneira prática, os conhecimentos científicos do ensino e da pesquisa obtidos dentro da universidade. Dessa forma, esses projetos acabam transformando a realidade social da comunidade em que a universidade está inserida. Tendo isso em mente, o projeto de extensão “Matemática ao alcance de todos” busca fornecer minicursos que devem atender a demanda do ensino básico, assim como, a demanda dos alunos dos Cursos de Educação Superior.

Para a ex-aluna da Uenf e professora de Matemática, Pâmella de Alvarenga, o projeto é importante para a comunidade, pois, tem o intuito de diminuir a reprovação das disciplinas de Pré-Cálculo e Cálculo Diferencial e Integral, que representam um grande desafio para os estudantes. “As dificuldades dos alunos, muitas vezes, estão diretamente relacionadas à falta de requisitos necessários”, concluiu.

O projeto tem duas frentes: aulas de reforço para alunos do Ensino Básico das escolas públicas e aula de reforço para alunos de Cursos de Educação Superior. Três alunos da Licenciatura da Uenf, Júlia Paulino dos Santos, Marcos Felipe Barreto Guimarães e Rosana Rodrigues Sant’ana da Silva, irão ministrar as aulas para os alunos do Ensino básico, supervisionados pelos professores do Ensino Básico, e duas professoras irão ministrar as aulas para os alunos de Cursos de Educação Superior de Campos dos Goytacazes.

Ludmilla Rangel, também professora ligada ao projeto, que irá ministrar aulas para os Cursos de Educação Superior, diz que o projeto é importante para ajudar, principalmente, alunos eu acabam carregando algumas dificuldades ao longo da vida escolar e acadêmica. Além de levar uma experiência diferente da sala de aula convencional.

A princípio, o projeto irá atender alunos do Colégio Estadual José do Patrocínio, a partir do dia 23/09/2020 e da Uenf, a partir do dia 21/09/2020. As aulas ocorrerão uma vez por semana e de maneira remota, devido à pandemia da Covid-19.