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Gigantes da energia assinam acordo com Porto Norte Fluminense em São Francisco

Empresas desenvolvem projeto de gás natural comprimido

Coluna do Balbi
Por Coluna do Balbi
15 de setembro de 2020 - 17h21

A Global Energy Ventures assinou um acordo de desenvolvimento conjunto com a Porto Norte Fluminense S.A e a GAIA, no município de São Francisco do Itabapoana, para avaliar e promover o desenvolvimento de um projeto de GNC (gás natural comprimido), incluindo instalações de importação do GNC, no Brasil.

O diretor executivo e diretor de desenvolvimento da GEV, GarryTriglavcanin, disse: “Um projeto ‘CNG to Power’, incluindo instalações de importação de GNV, está alinhado com nossa estratégia de perseguir vários projetos no Brasil e estendendo-se ao nosso Plano de Comercialização de GNV recentemente concluído, vemos isso ser uma solução para vários desenvolvedores que avaliam a comercialização de gás do pré-sal. ”

Comentando o acordo, o CEO da empresa PNF, Rogerio Sacchi, disse: “Os navios da CNG Optimum trarão uma solução de transporte econômica para o abundante suprimento de gás da costa brasileira às instalações portuárias e permitirá a criação de um Hub de Gás no norte do Rio de Janeiro atraindo diversos setores, trazendo competitividade e reduzindo o preço do gás no mercado brasileiro e a eletricidade a ser produzida em nossas usinas ”.

O CEO da GAIA, Luiz G. Bodanese, disse: “Estamos orgulhosos de trazer um novo conceito, CNG to Power, para o mercado brasileiro. Uma visão integrada da cadeia de suprimentos de gás é essencial para desenvolver e monetizar as reservas de gás brasileiras, trazendo ao mesmo tempo o fornecimento de gás competitivo para o mercado brasileiro, possibilitado pelo design ideal da GEV. ”

A JDA descreve as diretrizes sob as quais os parceiros aproveitarão seus respectivos conhecimentos para avaliar e promover em conjunto o desenvolvimento de um projeto de GNV para energia, incluindo instalações de importação de GNV, para facilitar o fornecimento, processamento e monetização de gás natural da região do pré-sal . Se considerado técnico e comercialmente viável, os parceiros se esforçariam para introduzir parceiros adicionais com experiência em usinas para avançar para acordos definitivos e vinculativos. Foram estabelecidas datas-alvo para marcos de curto e longo prazo, que incluem: o envolvimento de parceiros adicionais do projeto (incluindo operadores de petróleo e gás); a concessão de licenças e permissões ambientais adicionais; acordos definitivos de projeto; e primeiras operações direcionadas para 2025.

Litoral de São Francisco de Itabapoana (Foto: divulgação)

A PNF é uma empresa brasileira, proprietária e incorporadora do Porto Norte Fluminense (Porto), localizado no município de São Francisco de Itabapoana, Estado do Rio de Janeiro, Brasil. A área terrestre do Porto abrange 126 hectares, que se estendem por 1500m de fachada costeira. Um dos seus idealizadores é o empresário campista, Paulo César Henrique Gomes. Os parceiros corporativos do PNF têm uma extensa história na construção civil e começaram o licenciamento ambiental para o Porto em 2011. No início de 2021, são esperadas licenças ambientais adicionais para instalações industriais que incluem uma planta de processamento de gás natural (necessária para processar os produtos “ricos em líquidos”). Gás de sal) e duas usinas termoelétricas de 1,75 GW que usam gás natural como combustível.

O terminal offshore proposto pelo Porto é adequado para importação e descarga de GNV, principalmente quando comparado a portos de alto tráfego, como a Baía de Guanabara, devido ao seu design adequado, instalações dedicadas e acessibilidade offshore.

O design do terminal offshore é um baixo custo de capital e uma solução adequada à finalidade, ideal para operações de importação e descarga de GNV. O porto está localizado a 250 milhas náuticas ou meio dia de vela dos campos do pré-sal.

Atualmente, vários projetos de Gás para Energia estão sendo desenvolvidos no estado do Rio de Janeiro, que usam gás do Pré-Sal do oleoduto da Rota 2 (que está em capacidade) ou importam GNL como combustível. Os parceiros da JDA avaliarão a competitividade de custos de campos de gás específicos para um projeto de GNV para energia, antes dos leilões de energia brasileiros em 2021.

A avaliação conjunta do desenvolvimento de um projeto de GNV para energia, juntamente com as instalações de importação de GNV, complementa ainda mais o trabalho em andamento da GEV no Brasil, que estabeleceu a viabilidade técnica e comercial do transporte marítimo de GNV de um FPSO para um terminal dedicado de GNV.