×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

América Rocha, cantora campista é finalista em festival nacional de música

Compositora experiente, ela é a única artista classificada do Rio de Janeiro para a final de evento online em Minas

Cultura
Por Ocinei Trindade
12 de setembro de 2020 - 13h06

América Rocha durante apresentação em festivais de música (Fotos: Acervo Pessoal)

Dona de uma das mais belas vozes do cenário musical de Campos dos Goytacazes, a cantora e compositora América Rocha não costuma ser vista com frequência em shows ou bares da cidade. Entretanto, a artista é uma participante assídua de tradicionais festivais de música pelo país. Já ganhou vários prêmios e destaques em suas exibições por  diversos estados brasileiros que promovem essas disputas musicais. Neste sábado (12), América é finalista do Festival Cultural de Paracatu, Minas Gerais, e única representante do Rio de Janeiro na mostra com a canção “Nós em nós”, de sua autoria. A escolha do vencedor será feita em transmissão ao vivo pelo YouTube com participação do público que votará na canção favorita.

América Rocha contou que o Festival de Paracatu é um dos mais prestigiados na modalidade. Depois de passar por etapas de classificação, ela chegou à final da disputa. “As apresentações acontecem às 20h, no canal do festival no YouTube ou pelo site festivalculturaldeparacatu.com.br”, explica. Ao todo, dez cantores de diferentes lugares do Brasil se apresentarão ao vivo pela rede social. Para votar no concorrente predileto, o internauta deverá apontar seu celular para Código QR, também chamado QR Code, barra bidimensional escaneada por telefones celulares com câmera. Serão premiados os melhores intérpretes e composições.

A canção “Nós em nós”, composta por América Rocha ganhou os arranjos do multi-instrumentista Renato Arpoador. O evento no YouTube do Festival Cultural de Paracatu é uma das atrações musicas em lives do fim de semana neste período de pandemia. Por causa da Covid-19, a disputa este ano será de modo remoto e virtual. América Rocha divulgou em sua página no Facebook, um vídeo com a canção escolhida para o evento deste sábado. Segue a letra de sua obra.

“Nós em Nós

Voz

Ecoou no silêncio

Entre nós

É afago, é acalanto

Criou asas

É condor

É libertação do meu eu

Voz

Maior dos instrumentos

É de nós

É orquestra no vento

É luz, é estrela, são sóis

Explosão do meu eu

Ah! Se a vida fosse um eterno calar

Ah! Se não houvesse o som do mar

Eu e minha voz

Eu e minha voz.

Não seríamos um só

Em nós”