×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Lixo toma conta de espaços públicos no distrito de Santo Amaro

Moradores reclamam da falta de coleta, caçamba e maus hábitos; prédio de antiga estação ferroviária virou lixeira

Comunidade
Por Redação
9 de setembro de 2020 - 16h46

Prédio em ruínas da antiga estação ferroviária de Santo Amaro (Fotos: JTV)

Há pelo menos 30 anos, o prédio da antiga estação ferroviária do distrito de Santo Amaro, em Campos dos Goytacazes, está abandonado. Além das ruínas que podem colocar a segurança das pessoas em risco, um outro problema vem ocorrendo na localidade. O edifício abandonado foi transformado em depósito de lixo. De acordo com moradores, pessoas que vivem na localidade estariam descartando sacolas de lixo no que sobrou do prédio. “Não há lixeiras, nem caçambas na praça da estação. A coleta do lixo existe, mas falta limpar essa região. Antes, havia o depósito ou caçamba, e o caminhão da prefeitura fazia a retirada do material”, diz a moradora Marilene Ferreira.

Entulho, galhos de árvores, lixo e equipamentos de ferro se espalham

A reportagem do Terceira Via registrou o interior da estação de trem tomado por lixo. A falta de consciência ambiental de alguns moradores encontra terreno livre para sujar, pois fiscalização ou punição por parte da prefeitura não têm ocorrido, segundo moradores. Em uma grande área aberta em torno do prédio histórico, há entulhos e equipamentos ferroviários espalhados. O morador José Pinto Ribeiro diz que o terreno, apesar de estar aberto, pertence a um empresário que não vive mais na região.

“O prédio da estação é particular, assim como o terreno em volta. Com a falência da Rede Ferroviária Federal e a substituição do transporte de cana de açúcar de trem por caminhões, os trilhos foram arrancados e a estação foi abandonada. Há anos o abandono existe. Só durante a festa de Santo Amaro, em 15 de janeiro, que essa área ganha atenção, pois barracas e estacionamento são montados no local”, explica o aposentado.

Outra moradora de Santo Amaro, Carla Queiroz, diz que há décadas se espera a recuperação do prédio da estação para que se já transformado em um centro cultural.

“Isto foi feito em Goytacazes, já que a antiga estação de lá virou a casa de cultura José Cândido de Carvalho. Desde 1990 a gente ouve falar que a estação de Santo Amaro ia ser recuperada. Porém, vários prefeitos passaram por aqui e até hoje nada foi feito. Acho que o prédio e toda a área em volta deveriam ser desapropriados e usados para o bem da população. O local está muito abandonado”, comenta Carla.

A reportagem fez contato com a Prefeitura de Campos sobre as reivindicações referentes ao lixo e abandono do espaço no entorno da antiga estação ferroviária de Santo Amaro. Até a publicação desta matéria, não houve resposta por parte do poder público.

Nota da Prefeitura

A Secretaria de Desenvolvimento Ambiental informou que “está sendo programada uma ida da equipe ao local e que a coleta de lixo domiciliar está regular em Santo Amaro. Em casos de flagrante de descarte irregular, a população deve entrar em contato com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental, através do telefone (22) 98175-1882, para que uma equipe se dirija ao local e tome as providências necessárias, seja através de orientação ou multa, caso haja reincidência. Vale ressaltar que é fundamental a colaboração da população porque a estrutura do município não suporta esse aumento de descarte irregular de resíduos em vários pontos, como vem ocorrendo durante a pandemia”.

Outras imagens da estação de Santo Amaro

Moradores de Santo Amaro reclamam do lixo e abandono do local