×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Documentário sobre foz do Paraíba do Sul é exibido em plataforma digital

Realizado por pesquisadores da UFF, filme faz parte de debate e mostra do projeto virtual "Cine Darcy", da Uenf

Cultura
Por Redação
8 de setembro de 2020 - 18h20

Pontal de Atafona, São João da Barra, na  foz do rio Paraíba do Sul (Foto: Reprodução/Arquivo)

O filme documental “Território, Sociedade e Ambiente: um olhar sobre a foz do Rio Paraíba do Sul”, produzido pela turma 2019 do PPGDAP/UFF está disponibilizado em plataformas digitais. Nesta quarta-feira (9), a obra será utilizada para um debate no Instagram, às 19 horas,  promovido pelo projeto “Cine Darcy”, da Universidade Estadual do Norte Fluminense, com participação de alunos e professores também da Universidade Federal Fluminense, em Campos.

De acordo com os realizadores, o documentário é fruto de um trabalho coletivo de conclusão de duas disciplinas do Mestrado em Desenvolvimento Regional, Ambiente e Políticas Públicas (PPGDAP), vinculado à UFF Campos. Aborda, de maneira crítica e reflexiva, questões relacionadas ao fechamento da foz do Rio Paraíba do Sul, em Atafona – São João da Barra.

Em página da rede social Instagram, Cine Darcy Uenf, a concepção do documentário inspirou-se na poesia “Impotência ou cadê a pororoca”, do historiador Helio Coelho. “Apresenta a foz através da perspectiva de agentes que interagem com o lugar, promovendo reflexões a respeito das mudanças daquele ambiente”. O link para assistir ao filme “Território, sociedade e ambiente: um olhar sobre a foz do Rio Paraíba do Sul” encontra-se no cartaz abaixo.