×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Coluna do Balbi: candidaturas de PMs, Ao Gato Preto e a pandemia, Lava Jato e outros assuntos

Confira as novidades de Campos, da região e do país, selecionadas pelo diretor de jornalismo do Sistema de Comunicação 3ª Via

Campos
Por Coluna do Balbi
7 de setembro de 2020 - 12h20

PMs na política

Essa será a eleição mais militarizada do estado do Rio. Explica-se: em números exatos, 380 PMs se licenciaram para disputar cadeiras em Câmaras de Vereadores, serem candidatos a vice-prefeito e até a prefeito. Um verdadeiro batalhão.

(Foto: Carlos Grevi)

Sete Vidas

Há mais de um ano, o tradicional Ao Gato Preto, mudou-se da rua 21 de Abril para a Barão do Amazonas. Muitos pensaram que seria o fim, mas ele está dando mais pulos. Segundo o dono, Paulo Sérgio, com 80 anos, Ao Gato Preto já sobreviveu à febre amarela, malária e um punhado de pestes. Com sete vidas, ele está sobrevivendo à pandemia do Coronavírus. Ninguém pode com esse gato, patrimônio cultural de Campos.

Lava Jato e Ray Charles

A Lava Jato pode ter sido desidratada, mas muita água ainda vai passar por debaixo da ponte ou ir para o ralo, vai saber! Fato é que obras aqui estão incluídas na 35ª fase da operação tendo à frente o delegado da Polícia Federal Filipe Hille Pace. Sabe-se que a empresa baiana Odebrecht está metida na história. Como diria Ray Charles, se vivo fosse, e com seu ótimo humor, é esperar para ver.

Campos na frente da fake

E por falar em PF, essa história de fake news é velha em Campos. Desde 2016, essa modalidade de desinformação dolosa vem sendo apurada pela Polícia Federal aqui. Páginas dedicadas à disseminação da maldade no Facebook foram localizadas. Para esse ano eleitoral, a postura da PF será ainda mais rigorosa.

(Foto: Reprodução)

Dúvida tirada

Novidade da música brasileira, a talentosa cantora Thaís Macedo, que faz um tremendo sucesso reinventando o bom samba, desfez uma confusão armada pela imprensa. Os jornais sempre a colocavam como se fosse original de Campos, pelo fato dela ter cantado no início da carreira, na casa de samba Baronesa, no Jardim do Liceu. Tirando a dúvida: a moça é nascida em Rio das Ostras.

Na cara do eleitor

Alguns candidatos estão pensando, ao invés de camisas, distribuir máscaras com seus nomes e números para eleitores. A moda tem tudo para pegar, depois que o candidato à prefeitura do Rio, Eduardo Paes, mandou um recado escrito em sua máscara para o prefeito carioca, Marcelo Crivella.

Cheiro no ar

Foi feita uma varredura em toda malha do gasoduto que passa por Campos. Ele está no subsolo de mais de uma dúzia de propriedades rurais. A área pertence de fato à Petrobras, que comprou essas pequenas faixas de terras dos produtores. No que se refere ao gasoduto, está tudo bem. Mas o cheirinho de gás na cidade foi percebido até por quem perdeu o olfato por causa da Covid. A origem do odor continua sendo um mistério e há um cheiro de perigo rondando no ar.

Escassez no comércio

Um ano difícil, mesmo para o comércio em geral. Alguns segmentos começam a sentir escassez de produtos. As fábricas estão demorando para entregar, e o frete vai mais que lento. Vale falar também da greve dos Correios e colocá-la nesse combo. Mas, no que se refere aos gêneros essenciais como alimentação, não existe risco de desabastecimento em Campos.

Farmácia no Habib’s

Onde era o Habib’s, na Beira-Valão, vai brotar, antes da primavera 2020 chegar, uma drogaria da Braseg, um serviço de assistência familiar. O prédio foi todo reformado para se adequar à sua nova destinação.

Ciência e cerveja em casa

Campos participa pela terceira vez do famoso festival científico internacional Pint of Science, que mistura conhecimento, pesquisa e lazer em bares do mundo. Desta vez, por causa da pandemia, a edição será virtual em um canal do YouTube, nos dias 8, 9 e 10. As transmissões acontecem de 10h às 12h, de 14h às 16h e 18h às 20h. Ao todo, são nove palestras com participação de pesquisadores de diferentes universidades. No site pintofscience.com.br há todas as informações sobre os temas. A coordenação do evento em Campos é da professora e cientista Aline Intorne.