×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Pássaro raro na Mata Atlântica é fotografado no Desengano

Um tangará foi flagrado pelo gestor do parque que abrange três municípios do Norte Fluminense

Meio Ambiente
Por Redação
4 de setembro de 2020 - 15h15

Tangará é identificado na região do Parque do Desengano, Norte Fluminense (Foto: Carlos Dario/Inea)

Profissionais do Parque Estadual do Desengano, que é subordinado ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea), flagraram um pássaro raro em suas matas  protegidas. Um tangará (Chiroxiphia Caudata) foi fotografado e sua imagem compartilhada por pesquisadores e amantes da natureza. O gestor do parque, Carlos Dário, conseguiu fazer o registro durante o monitoramento diário da unidade, localizada no Norte do Estado, nas áreas de Campos, São Fidélis e Santa Maria Madalena. O parque conta com 498 espécies de aves identificadas.

“A espécie tangará também é conhecida por uma típica dança pré-nupcial, onde os machos executam verdadeiras acrobacias, enquanto um de cada vez se exibe para a fêmea. Ao fim do rito, o macho volta para o fim da fila, e espera novamente sua vez de tentar conquistar a fêmea”, explica Dario.

O Instituto Estadual do Ambiente incentiva a observação de aves por meio do programa “Vem Passarinhar”. Há promoções de encontros nas unidades de conservação estaduais para quem aprecia ver de perto is pássaros e aprender mais sobre esses belos animais. Segundo o gestor do Parque do Desengano, enquanto a pandemia de Covid-19 durar, as atividades e visitas guiadas ao local estão suspensas.