×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Inea faz operação para descobrir origem de cheiro de gás na cidade

Há suspeita de que vazamento seja da indústria Purac ou de uma estação de tratamento de esgoto

Campos
Por Redação
3 de setembro de 2020 - 12h07

Atuação do Inea (Fotos: divulgação)

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) está promovendo uma operação em Campos para identificar a origem de suposto vazamento ou baixa pressão na distribuição de gás encanado que, desde o último final de semana, resulta em cheiro forte pela cidade. O problema foi alvo de várias ligações para o Corpo de Bombeiros e se agravou na tarde de quarta-feira (2), com os ventos registrados, principalmente na região do Centro.

Equipe formada por técnicos do Inea foram na empresa Corbion Produtos Renováveis Ltda (antiga Purac Síntese), no bairro da Lapa, na manhã desta quinta e vistoriaram o local para verificar se o odor advinha da indústria. Segundo assessoria de imprensa do órgão ambiental, até por volta das 12h, não foi encontrado nenhum ponto de perda, nem alteração da pressão do produto.

Está sendo checada também pelos técnicos do Inea a possibilidade do forte cheiro ter origem em uma estação de tratamento de esgoto. “Por isso, o monitoramento continuará sendo feito nas próximas horas nos arredores apontados na denúncia” informou o Inea.

O Jornal Terceira Via entrou em contato com a Corbion e com a Águas do Paraíba – responsável pelo serviço de água e esgoto de Campos – e aguarda posicionamento das empresas.

Em nota, a Prefeitura de Campos informou que a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental e a coordenação da Defesa Civil estão cientes do caso e enfatizam que quem fiscaliza esse tipo de ocorrência é quem licencia a atividade, no caso, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

Nota do Corpo de Bombeiros

“Desde da manhã do último dia (31) o Corpo de Bombeiros, em específico, o 5ºGBM-Campos, vem recebendo diversas ligações de pessoas informando que estão constatando um forte odor parecido com gás, o que poderia ser um vazamento do combustível. Os chamados estão sendo verificados pelas equipes de socorro, que buscam mais informações a fim de identificar o tipo de vazamento que pode estar ocorrendo.Muitas destas chamadas estão sendo derivados por conta de um cheiro parecido com o de vazamento de gás que está tomando boa parte da cidade, e, até o momento, não tem relação com vazamento no fornecimento de gás encanado ou outro tipo de gás utilizado nas cozinhas em residências unifamiliares ou multifamiliares.

A empresa responsável pelo fornecimento já foi notificado pela corporação para que realizasse a conferência e inspeção nesses locais onde foram verificados este cheiro.

Os demais órgãos responsáveis pelo licenciamento e fiscalização relacionada ao meio ambiente, Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental, também já foram notificados e estão realizando algumas inspeções em fábricas e indústrias para identificar se há algum tipo de vazamento ou dispersão de gases, qual a origem e qual seu tipo. Cabe a estes órgãos a investigação e de onde é proveniente este odor.

Desta forma, cabe ao Corpo de Bombeiros os atendimentos de emergência em salvamentos, incêndios e atendimentos pré-hospitalares, e, em caso de necessidade, estará em atuação em conjunto com os órgãos ambientais para contenção de segurança em ações que sejam instituídas. Como orientação, a Corporação alerta a população para os cuidados caso sintam esse odor de forma mais forte ou constante.

– Mantenha os ambientes ventilados e arejados onde for verificado esse odor.
– Em caso de alguma irritação ou sensibilidade, na respiração, olhos, pele, boca e nariz, procure o atendimento médico de emergência.
– Evite a permanência em locais confirmados onde for verificado esse odor de gás.
– Em caso de emergência entre em contato através do telefone 193”.