×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Pacientes ostomizados fazem manifestação em frente à Secretaria Municipal de Saúde

Grupo denunciou falta de bolsas coletoras no programa municipal

Saúde
Por Redação
2 de setembro de 2020 - 17h47

Grupo pediu regularização no fornecimento de bolsas para ostomizados (Foto: Divulgação)

Um grupo que representa pelo menos 370 pacientes ostomizados promoveu uma manifestação, nesta quarta-feira (2), em frente à Secretaria Municipal de Saúde de Campos, para denunciar a falta de bolsas coletoras de fezes. Segundo os manifestantes, o estoque de bolsas do município acabou e os pacientes estão desassistidos. Mas o problema não é novo. No dia 11 de agosto, a presidente da Associação de Ostomizados de Campos, Vânia Cristina Coutinho de Souza, denunciou que os pacientes vêm enfrentando dificuldade semelhante há cerca de um ano.

Pessoas ostomizadas são aquelas que precisaram passar por uma cirurgia chamada ostomia. No procedimento é feita uma abertura na parede abdominal como um novo trajeto para eliminar urina e fezes.

Segundo Vânia, pelo menos 370 pessoas precisam de bolsas coletoras de fezes em Campos. Ela lembrou que os pacientes ostomizados são amparados pelo decreto 5296/02/12/04 que os reconhece como deficientes físicos. E que, por isso, é um direito receber as bolsas coletoras.

“Atualmente, no Programa Municipal de Ostomizados, mantido pela Secretaria de Saúde, não tem bolsas coletoras para distribuição. Inclusive, no dia 11 de agosto, quando denunciamos o problema, a Prefeitura me desmentiu publicamente e disse que existia, sim, bolsas no estoque. Hoje, precisamos voltar à secretaria para reclamar um direito que é nosso”, reclamou Vânia.

Também de acordo com a presidente da associação, a Secretaria de Saúde distribuía dez bolsas por mês para cada paciente. Depois a quantidade mensal caiu para cinco, até que a distribuição foi interrompida de vez.

Ela explica que pessoas com câncer de intestino, ou que sofreram algum tipo de acidente ou atentado que causou a perfuração do intestino, como facada e tiro, segundo Vânia, precisam utilizar as bolsas coletoras. Às vezes, de forma temporária. Mas tem casos em que o uso se torna permanente.

Em nota, a Prefeitura de Campos informou que “a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que concluiu o processo de licitação e o pedido foi encaminhado ao fornecedor. A SMS aguarda para os próximos dias a chegada do material para suprir a demanda do Programa de Ostomizados”.