×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

UFF e Uenf promovem encontro virtual sobre o cinema em Campos

A história desse tipo de manifestação artística na cidade faz parte do projeto "Cine Darcy"; transmissão será pelo Facebook

Cultura
Por Redação
31 de agosto de 2020 - 18h27

Antigo prédio do extinto Cine São José, em Campos dos Goytacazes (Foto: Reprodução)

Campos dos Goytacazes tem muitas histórias sobre cinema no município. Pesquisadores da Universidade Federal Fluminense e da Universidade Estadual do Norte Fluminense participam de um projeto chamado chamado “Cine Darcy”. Uma live acontece na quarta-feira (2), às 19h, pela página do Cine Darcy, no Facebook. Desta vez, a transmissão ao vivo vai abordar “A história do cinema em Campos dos Goytacazes”.

A assessora de cultura da Uenf, Priscila Castro, tem realizado uma série de encontros virtuais sobre arte e entretenimento. Em agosto, foram dois eventos transmitidos por meio das redes sociais com temas relacionados ao cinema, sobretudo em tempos de pandemia.

Elis Miranda é professora da UFF e curadora do Cine Darcy (Foto: Reprodução)

 

 

Para falar sobre o cinema em Campos, foram convidados a coordenadora do Laboratório de Cultura da UFF, Elis Miranda; o mestre em Geografia pela UFF, Joilson Bessa; e, como mediador, o publicitário Gustavo Machado, mestrando pela UFF em Desenvolvimento Regional.

O pesquisador Joilson Bessa tem se dedicado a levantar uma série de documentos, imagens e relatos sobre as salas de cinema de Campos dos Goytacazes desde as primeiras projeções. Alguns prédios históricos de grandes cinemas de rua que funcionaram no século passado ainda estão de pé. É o caso do Cine São José e do Cine Goitacá, embora tenham sido vendidos e transformados em comércio e igreja evangélica.

Joilson Bessa é pesquisador sobre os cinemas de Campos (Foto: Reprodução)

As sessões do Cine Darcy são promovidas por vários cursos de pós-graduação da Uenf e da UFF. As lives ficam disponibilizadas nas redes sociais. Lives sobre “Os impactos da pandemia no cinema” e uma entrevista com o diretor do filme-documentário “A primeira pedra”, Vladimir Seixas, indicado ao Emmy em 2019, estão disponíveis. Para acessar a transmissão ao vivo sobre “A história do cinema em Campos dos Goytacazes”, basta procurar a página “Cine Darcy”, no Facebook, na quarta-feira (2), às 19h.

Gustavo Machado será o mediador da sessão do Cine Darcy no Facebook