×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Mesários de Campos começam a ser convocados para as eleições

Ainda há dúvidas sobre o processo eleitoral, principalmente em relação à segurança em tempos de Covid

Blog dos Jornalistas
Por Blog dos Jornalistas
27 de agosto de 2020 - 16h00

Justiça Eleitoral de Campos (Foto: Arquivo/Silvana Rust)

A Justiça Eleitoral em Campos já começou a convocar os mesários para as eleições municipais de 2020. Os cartórios eleitorais do município estão fazendo contato por telefone com os voluntários que trabalharam nas eleições de 2018 e perguntando se aceitam novamente a convocação em 2020. Alguns têm recebido ligações. Outros, mensagens por WhatsApp.

O procedimento adotado pelos cartórios eleitorais tem sido confirmar o e-mail dos mesários, por onde, provavelmente, será encaminhado o termo de posse que cada um precisa assinar. Até então, os termos de posse eram assinados presencialmente, nos cartórios das respectivas zonas eleitorais.

A Justiça Eleitoral, no entanto, ainda não deu detalhes sobre o treinamento pelo qual os mesários costumam passar cada eleição. Em 2018, por exemplo, por conta de inúmeras mudanças no processo de votação, foram três treinamentos: dois no primeiro turno, sendo um presencial e outro on-line; e um presencial para o segundo turno.

Outra questão que a Justiça Eleitoral ainda não tratou com os voluntários diz respeito aos protocolos de segurança para resguardá-los e minimizar os riscos de contágio pelo novo coronavírus. Esse “detalhe” ainda não explicado tem deixado os mesários inseguros.

Ou seja, a Justiça Eleitoral está convocando os mesários sem antes dar garantias de segurança a eles. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem veiculado uma propaganda com o Dr. Dráuzio Varella garantindo que o procedimento será seguro. No entanto, o vídeo não dá detalhes de como virá toda essa segurança prometida pelo TSE.