×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Quatro pessoas são salvas com órgãos doados de jovem que morreu em acidente

Thiago Almeida, de 19 anos, era estudante do IFF e foi vítima de acidente com moto na localidade de Dores de Macabu

Solidariedade
Por Redação
26 de agosto de 2020 - 15h06

O estudante Thiago Almeida morreu após sofrer acidente de moto em Dores de Macabu (Foto: Reprodução)

O NF-Transplantes divulgou nesta quarta-feira (26) informações sobre a  última captação de órgãos em Campos. No último dia 20, a família do estudante de mecânica, do Instituto Federal Fluminense, Thiago  Almeida do Nascimento, decidiu doar seus órgãos após morte cerebral constatada. O jovem completaria 19 anos quando morreu após se envolver em um acidente de motocicleta, na localidade de Dores de Macabu, no dia 15 de agosto. Seus pais, Alexandra e Juarez do Nascimento, autorizaram a captação de órgãos. Foram retirados coração, rins e fígado para serem transplantados. Quatro pessoas foram beneficiadas com o gesto. Em um mês, foram realizadas duas captações de órgãos, com jovens vítimas de acidente de moto, que salvaram vidas de oito pessoas.

A conscientização e o amor ao próximo vêm ajudando a salvar a vida de dezenas de pessoas, mesmo em um momento de dor. Só em 2020, o NF-Transplantes, que funciona como a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante do Hospital Ferreira Machado, ajudou a salvar a vida de 26 pessoas que aguardavam na fila do cadastro único por doação de um órgão. De acordo com o psicólogo Luiz Cosmelli que integra a equipe de Captação de Órgão do Norte Fluminense, aos poucos, as famílias entendem a necessidade de ajudar ao próximo e autorizam a doação.

“Meu filho era um jovem cheio de vida, responsável e com muitos sonhos. Trabalhava no sítio da família ajudando e entregando leite e a noite ia para Campos onde cursava o último ano do curso de Mecânica no IFF. Este ano, conseguiu o primeiro emprego, em Campos, onde comprou a moto. No sábado (15), ele saiu para cortar o cabelo próximo de casa, quando acabou batendo na traseira de um reboque, que aparentemente não estava sinalizado. Ele foi socorrido para o Hospital Ferreira Machado, onde foi submetido na mesma noite a uma cirurgia complicada que levou mais de oito horas. Três dias depois ele teve a morte encefálica confirmada. Foi aí que a equipe do NF-Transplantes conversou comigo e o meu marido Juarez. Inicialmente, fiquei relutante. Mas, depois pensei na dor das famílias que aguardavam pela doação de um órgão e então, resolvemos autorizar a captação de órgãos”, explicou a mãe, a técnica de enfermagem Alexandra Chagas de Almeida.

NF-Transplante funciona no Hospital Ferreira Machado (Foto: Arquivo/Silvana Rust)

A captação de órgãos aconteceu na quinta-feira (20) onde foram captados coração , rins e fígado que salvaram quatro vidas, que estavam na fila do Cadastro Único, no Rio de Janeiro. O NF-Transplantes este ano foi responsável pela captação de oito fígados, dois corações e 16 rins, no período de janeiro a agosto, beneficiando 26 pessoas. No ano passado foram autorizadas captações de quatro córneas, sete fígados e 16 rins.

“O processo de acolhimento e entrevista para a doação obedece a critérios técnicos, informações e esclarecimentos sobre as dúvidas da família sobre o estado de morte encefálica; e abordagem humanizada, respeitando a dor da perda, com calma e paciência. Para isso, a equipe passa por treinamentos regulares e faz avaliações internas de cada caso, positivo ou negativo. O sucesso deve-se ao envolvimento de todo o hospital, desde a portaria às equipes técnicas multidisciplinares das UTIs envolvidas no processo”, explica Cosmelli.

Captação

No dia 17 de julho, o NF-Transplantes também realizou outra captação de órgãos do jovem Magno Monteiro Oliveira, 34 anos, que foi vítima de acidente de trânsito em São Francisco do Itabapoana e a família autorizou a captação de órgãos. O gesto de amor da família acabou beneficiando a mãe, Maria Isabel dos Santos Monteiro de Oliveira, 65 anos, que há mais de 15 anos fazia hemodiálises e foi beneficiada pelo rim do próprio filho. Maria Isabel estava na fila do Cadastro Único há mais de 10 anos. Mais três pessoas foram beneficiadas com o coração, rins e o fígado.

Fonte: Ascom