×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Vigilância em Saúde justifica aumento dos casos de Covid-19 em Campos

Consócio de veículos de imprensa identificou aceleração do contágio no município

Campos
Por Redação
21 de agosto de 2020 - 17h50

Uso de máscara para proteção contra o novo coronavírus. (Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Governo do Estado de Santa Catarina)

Conforme noticiou o Jornal Terceira Via, o consórcio de veículos de comunicação formado pelos maiores jornais do país que apura, paralelamente, a evolução dos casos de Covid-19 no Brasil, colocou Campos entre quatro municípios onde os casos de contágio estão acelerados. Também conforme noticiou este jornal, Campos atingiu recorde de confirmações de casos no último dia 14, com 144 notificações. Em nota, a Vigilância em Saúde, órgão ligado à Secretaria de Saúde de Campos, deu dois motivos que “podem levar a uma falsa impressão de alta aceleração, que não é real”. Instabilidade no sistema de notificação nacional e registros de datas pregressas e oriundos da testagem em massa teriam, segundo a Vigilância em Saúde, elevado os números na cidade.

Confira na íntegra a explicação da Prefeitura:

Como exposto, este modelo (o do consórcio de veículos de imprensa) considera os últimos 30 dias, atribuindo maior peso aos dias mais recentes. A Vigilância informa que a primeira semana do período de 30 dias foi a que apresentou instabilidade do E-SUS, fazendo com que o número de contaminados registrados parecesse menor do que o real. Por outro lado, os dados do período mais recente (que possuem maior peso pelo modelo) estão superestimados, pois contêm registros de datas pregressas e oriundos da testagem em massa. Assim, sob efeito do problema no E-SUS e da testagem em massa, tem-se um período inicial com valores subestimados e o período final com valores superestimados e cujos pesos são maiores. Isso pode levar a uma falsa impressão de alta aceleração.

A Vigilância em Saúde lembra que a prefeitura vem tomando todas as medidas necessárias ao enfrentamento da Covid-19, porém, é necessário que a população esteja atenta e responsável quanto à necessidade de higienização e manutenção do distanciamento social para minimizar os impactos da doença. O município faz a sua parte, implantou em tempo recorde leitos aptos ao tratamento da Covid-19, fizemos treinamentos com as equipes de saúde. Junto ao grupo de crise a Vigilância segue atuando para minimizar os impactos da Covid-19 na população, antes mesmo do primeiro caso em Campos. Mas a eficácia das medidas do poder público só acontece quando a população faz a sua parte.

Além disso, desde o início do mês de agosto a Vigilância em Saúde vem realizando treinamentos com equipes de laboratórios do município para adequações necessárias relativas ao uso do E-SUS VE (ferramenta de registro de notificações de casos). A medida atende a uma determinação do Ministério da Saúde que, através da portaria nº 1.792, tornou obrigatória para laboratórios (rede pública, rede privada, universitários e quaisquer outros, em todo território nacional) a notificação de todos os resultados de testes diagnóstico para detecção da Covid-19. Assim, a notificação deve ser realizada no prazo de até 24 horas a partir do resultado do teste, mediante registro e transmissão de informações no E-SUS VE. O treinamento e o início da notificação no prazo estipulado pelo Ministério da Saúde alteraram nos últimos dias o volume de casos confirmados e comunicados no boletim do coronavírus produzido diariamente pela Vigilância em Saúde, uma vez que casos confirmados no início do mês foram notificados nesta semana.