×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Frio chega a Campos e derruba a temperatura

Os termômetros devem registrar mínima de 16 graus com sensação térmica menor no fim de semana

Meteorologia
Por Redação
21 de agosto de 2020 - 15h39

Frio intenso chegou a cidade nesta sexta-feira (21) e deve se prolongar (Fotos: Carlos Grevi)

Faz alguns dias que meteorologistas anunciaram a baixa de temperaturas em várias regiões do país a partir deste fim de semana. O que foi antecipado acabou se cumprindo, pois os termômetros despencaram nas últimas horas. Em Campos, por exemplo, nesta sexta-feira (21), a população sentiu a temperatura mínima de 19 graus, com tempo chuvoso em várias partes do município durante o dia e à noite. A máxima não passa de 24 graus. Porém, a sensação térmica é de mais frio. No sábado e no domingo, o frio tende a ficar mais intenso, segundo a previsão.

De acordo como site meteorológico Climatempo (StormGeo Company), neste sábado (22), o clima em Campos continua chuvoso durante todo o dia e à noite. A temperatura deve ficar entre 16 e 19 graus. Para os padrões locais, com pessoas acostumadas ao calor, o frio será sentido com mais intensidade pelos campistas e cidades vizinhas. No domingo (23), a mínima continua em 16 graus e a máxima não deve passar de 21 graus. Segundo os meteorologistas, ficará nublado com chuva pela manhã. Já à tarde e à noite pode garoar.

O meteorologista Carlos Augusto Souto observa que esta frente fria não é comum durante o inverno na região.  “Por trás da frente fria, existe uma massa de ar frio que chegou ao Sudeste. Não é comum, pois ocorre a cada dez anos, no mínimo. A temperatura máxima para todo o Estado do Rio de Janeiro será de 21 graus nestes dias”. Ainda segundo Souto, além da temperatura baixa, há a possibilidade de chuva forte.

Clima deve ficar entre 16 e 21 graus no fim de semana

“Nos primeiros dias há uma quantidade elevada de chuva estimada no estado, principalmente no fim de semana.  Existe a previsão de que as temperaturas comecem a voltar ao normal que estamos acostumados em sete dias”, comentou.

Questionado sobre a possibilidade de chuva de granizo, o meteorologista não descartou a chance, apesar de remota. “Não posso afirmar isso, principalmente por conta do clima em Campos, mas existe uma possibilidade bem remota de que isso aconteça”, cogita.

Defesa Civil em alerta

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil encontra-se  em “Estágio de Vigilância”.  Para o coordenador, Edison Pessanha, não há motivos para grandes preocupações. “Vamos continuar acompanhando, mas essas previsões mudam muito e temos que estar atentos. Inicialmente, a previsão é de pouca chuva, mas vamos seguir monitorando os boletins dos institutos de meteorologia, para estarmos prontos para possíveis ações”, comentou.

Próxima semana

Segundo os pesquisadores do site Climatempo, a partir de segunda-feira (24), o céu continuará nublado com possibilidades de garoa. A temperatura deve variar entre 15 e 22 graus. Na próxima quinta-feira (27), de acordo com a previsão meteorológica, em Campos, deve ser registrada a temperatura mais baixa desses dias de frente fria, quando deve fazer 14 graus. Até o fim do mês de agosto, a temperatura voltará a subir. No domingo (30), por exemplo, há expectativa que a temperatura máxima no município chegue a 30 graus.