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Caminhões pesados invadem a Avenida Arthur Bernardes

Veículos deixam de trafegar pela Estrada dos Ceramistas e acabam não pagando guia do DER

Trânsito
Por Thiago Gomes
17 de agosto de 2020 - 0h01

Tudo errado | A avenida Arthur Bernardes foi construída para trânsito de veículos leves e não para carretas com cargas industriais pesadas com destino ao Porto do Açu, em São João da Barra (Fotos: Carlos Grevi)

Apesar de proibido, é bastante comum o fluxo de caminhões pesados na Avenida Arthur Bernardes, em Campos. Por ser uma via municipal, ela não foi projetada para suportar veículos grandes e pesados, mas passou a ser rota de carretas de vários eixos em direção ao Porto do Açu, em São João da Barra. Seja para cortar caminho ou deixar de pagar a Autorização Especial de Trânsito (AET), documento emitido pelo Departamento de Estrada de Rodagem (DER-RJ), caminhoneiros, que deveriam trafegar pela RJ-238, conhecida como Estrada dos Ceramistas, que é uma via estadual, acabam desviando pela via municipal. A desobediência aumenta o risco de acidentes e ainda danifica o piso da perimetral.

O mecânico Adriano Ribeiro Rosa conhece bem o fluxo da Avenida Arthur Bernardes, já que trabalha em uma oficina às margens da perimetral. Segundo ele, é bastante comum carretas grandes e pesadas passarem pela rodovia municipal em direção ao Porto. O mecânico relata que a situação era ainda pior quando a ponte da Estrada dos Ceramistas estava em obra. Mas, apesar de os reparos terem sido concluídos no final de julho, o fluxo desses veículos continua pela Arthur Bernardes.

“É um vaivém de carretas e caminhões pesados por aqui. O trânsito é intenso o dia todo, mas pela manhã é ainda mais. Tem vezes que as cargas são tão grandes que é preciso levantar os galhos das árvores e até a fiação para o veículo passar. Isso com toda certeza vai deteriorar o asfalto mais rápido”, destacou o mecânico.

Para a professora aposentada Ivete Gomes Siqueira, que mora na perimetral, carretas grandes deixam o trânsito mais lento e perigoso. A moradora se recorda de veículos grandes que enguiçaram na Arthur Bernardes e interromperam o fluxo de veículos por horas.

“Às vezes parece que estamos trafegando pela BR-101, por causa do número de caminhões e carretas. E isso não deveria acontecer, pois a Arthur Bernardes é uma via municipal que não comporta esse tipo de tráfego. Trafegar na perimetral torna-se mais perigoso do que deveria”, lamentou a moradora.

Guia obrigatória

Ao trafegarem pela via municipal, os caminhoneiros deixam de pagar uma guia estadual. O DER-RJ informou que motoristas que dirigem veículos de transporte de carga devem portar, obrigatoriamente, a Autorização Especial de Trânsito (AET), estadual, sempre que passar por rodovias estaduais, como a Estrada dos Ceramistas. O documento é expedido pelo departamento para veículos especiais ou de transporte de carga, que excedam os limites de peso e dimensões estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) na Resolução 210/06.

Ainda segundo o DER, a AET deve ser requerida pela empresa ou pelos próprios caminhoneiros autônomos, presencialmente, na sede do DER-RJ, à Avenida Presidente Vargas, 1.100, na Divisão de Estudo de Trânsito, as terças e quintas-feiras, das 10h às 15h. São aceitos também pedidos por procuração.

Enquanto isso| A Estrada dos Ceramistas concebida para tráfego de caminhões transportando até 24 toneladas continua sendo pouco utilizada

Ao apresentar a documentação exigida, o caminhoneiro deverá pagar a guia de expedição da AET, em Ufirs, que varia de acordo com o peso do veículo. O pagamento é efetuado no próprio departamento e a AET estadual é expedida no mesmo dia.

“Toda a documentação necessária à obtenção da AET está disponível no site do DER-RJ (www.der.rj.gov.br). O usuário deve clicar em Serviços, no lado esquerdo da página, e no último item: Autorização Especial de Trânsito. Quanto à fiscalização nas rodovias estaduais, fica a cargo do BPRv”, orientou o DER em nota.

Código de Trânsito Brasileiro

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê a exigência de Autorização Especial de Trânsito (AET) para os veículos que transportam cargas indivisíveis, com peso ou dimensões excedentes ou para veículos especiais (rodando vazios ou carregados). Conforme resoluções específicas do Contran, são exemplos que necessitam de AET: as combinações de veículos com peso bruto total superior a 57 toneladas e comprimento superior a 19,80 metros, conhecidas como treminhão, bitrem e rodotrem de oito e nove eixos, tritem, entre outros.

IMTT é responsável por fiscalizar a Arthur Bernardes

Orientação para transportes de carga pesada com limite na Estrada dos Ceramistas

O Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) disse que, atualmente, o órgão trabalha de forma preventiva com as empresas que operam no Porto do Açu, realizando reuniões semanais para tratar sobre a proibição do tráfego de caminhões pesados na Avenida Arthur Bernardes.

Segundo destacou o órgão municipal, os veículos que saem do Porto do Açu devem trafegar pela BR-356, seguir pela Avenida Presidente Kennedy, cruzar o final da Avenida 28 de março e seguir pela RJ 216 (Campos-Farol) para terem acesso à Estrada dos Ceramistas e à BR-101. “Passado esse período de orientação, as empresas que descumprirem as normas serão punidas”, ressaltou o órgão em nota.