×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Cães abandonados e maltratados em Atafona viralizam nas redes sociais

Registro do fotojornalista Gustavo Stephan foi compartilhado milhares de vezes e mobilizou defensores da causa animal

Solidariedade
Por Ocinei Trindade
17 de agosto de 2020 - 17h14

Cães doentes foram abandonados na praia de Atafona (Fotos: Gustavo Stephan/Divulgação)

Na última semana, o fotojornalista Gustavo Stephan, morador da cidade de Niterói, esteve no Pontal de Atafona, em São João da Barra. Ele retratou a situação de abandono de três cães que se encontravam em péssimo estado de saúde. O profissional compartilhou as imagens em sua página pessoal no Facebook. Não demorou muito para a foto repercutir entre os defensores da causa animal. Em três dias, as fotografias e o pedido de socorro para os bichos alcançaram mais de cinco mil pessoas. A iniciativa deu certo e os cães vão receber acolhimento e tratamento.

A servidora aposentada e ativista da causa animal em Campos, Joseth Bravo, foi acionada para que tentasse ajudar os cães abandonados no Pontal de Atafona. “O fotógrafo é amigo pessoal de Regina Peixoto, filha do saudoso Osório Peixoto. Ela me marcou em uma postagem para ver como poderia ajudar. Acionamos os nossos contatos e começamos uma campanha para acolher e tratar dos cachorros com comida, água, abrigo e tratamento de saúde. Eles têm sarna. A aparência e as condições de saúde necessitam de cuidados”, disse.

Joseth Bravo e Monica Paes fazem parte do grupo Apoio aos Animais (Foto:Reprodução)

Moradora de São João da Barra, Monica Paes, outra defensora da causa animal, informou que vários cães doentes têm sido abandonados em Atafona. “Há comentários que moradores de Gargaú, distrito de São Francisco de Itabapoana, do outro lado do Rio Paraíba do Sul, estariam trazendo os cães doentes e os abandonando aqui na praia. Precisamos apurar, pois maus tratos a animais são um ato criminoso”, comentou.

As imagens capturadas pelo fotojornalista Gustavo Stephan exibem o drama dos animais abandonados. Em sua postagem, ele escreveu “Tristeza em Atafona, São João da Barra, Rio de Janeiro. Quem quiser ajudar, pode entrar em contato com a Joseth Bravo. É uma protetora que mora na região.É amiga de uma grande amiga minha. São três cães”, destacou na apresentação das fotografias no Facebook.

Após a denúncia e pedido de socorro na rede social,  cães receberam alimentação e abrigo para tratamento de saúde

A mobilização nas redes sociais funcionou. Dois cães ficarão em um abrigo na cidade de Macaé, onde receberão tratamento. Uma cadela ficará em Campos até se recuperar fisicamente.

“Para a sarna, ela terá tratamento e banho com xampu específico, medicamento e boa alimentação. Se tudo der certo, ela terá até três meses para se recuperar e ser castrada. Toda ajuda é bem-vinda. Recebemos qualquer doação. Pessoas de várias parte do Brasil e do exterior quiseram colaborar com esses animais abandonados em Atafona. Uma voluntária de Boston, Estados Unidos, mandou quase R$ 300 para o tratamento. Uma outra mandou R$20. Cada faz o que pode. Depois, será destinada a adoção”, diz Joseth.

Os voluntários da causa animal mantêm uma página no Facebook para divulgarem ações e realizarem campanhas de tratamento e adoções de animais. Os interessados em colaborar podem fazer contato por meio da rede social inscrita como “Apoio aos Animais de Campos e Região”.