×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Todos sob o mesmo guarda-chuva

Passados mais de 120 dias do início da pandemia, percebe-se que cai por terra que existam grupos preferenciais para o vírus

Editorial
Por Aloysio Balbi
16 de agosto de 2020 - 0h01

A reportagem Especial desta edição, produzida pela jornalista Letícia Nunes, aborda as incertezas que geram dúvidas sobre a pandemia da Covid-19. A foto de capa desta edição, que ilustra a reportagem, feita pelo repórter fotográfico Carlos Grevi Macabu, resume tudo isso: uma mãe com a filha no Centro de Campos, que além de máscaras usam sombrinhas. Era um dia solar, mas seguro morreu de velho, e talvez a mãe tenha percebido que um guarda-chuva pode ser uma forma a mais de se proteger.

Em suma, aproveitando o gancho da foto, podemos dizer que estamos todos, independentemente da idade, do peso, da cor, entre outras coisas, vulneráveis ao vírus. Passados mais de 120 dias do início da pandemia, percebe-se que cai por terra aquela máxima de que existem grupos preferenciais para o vírus, os chamados grupos de risco, que em um primeiro momento era restrito aos idosos e as pessoas com doenças como diabetes e outras.

Agora, como revela a reportagem, já se sabe que a doença alcança a todos, inclusive as crianças, e os primeiros casos começam a ter visibilidade. Talvez ainda sejam poucos porque as crianças estavam mais protegidas com a suspensão das aulas e os cuidados determinados pelos pais.

A reportagem mostra ainda que mesmo com o retorno de diversas atividades em Campos, dando uma leve sensação de que estamos voltando a viver tudo normalmente, com pessoas nas ruas, em bares, restaurantes, com ou sem máscaras, a verdade é que ainda estamos em um momento delicado, sem certezas e sem algo que impeça de fato o desenvolvimento do vírus. Assim, com essa falsa sensação de normalidade, pessoas de todas as idades estão ainda mais expostas ao novo coronavírus.

Já existem relatos de casos graves envolvendo as crianças e os jovens adultos, faixas-etárias até então dificilmente atingidas. O Jornal Terceira Via entrevistou especialistas que revelaram que, na verdade, a Covid-19 ainda guarda alguns mistérios. Portanto, a prevenção continua sendo a melhor alternativa para este momento.

Alguém já disse que a Covid-19 é como a chuva, e quem sair vai se melhor. É uma opinião duvidosa. Mas de uma coisa temos certeza: estamos todos sob o mesmo guarda-chuva.