×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Dia de São Salvador: missas na Catedral com agendamento, carreata e apresentação de banda estão na programação desta quinta

Em tempos de pandemia do novo coronavírus, celebrações terão protocolos especiais de segurança

Religião
Por Redação
6 de agosto de 2020 - 11h20

O prefeito Rafael Diniz participou da missa solene às 10h na Catedral (Foto: Divulgação/Supcom)

Apesar da pandemia, a Diocese de Campos realiza a 368ª Festa do Santíssimo Salvador, padroeiro de Campos, na Catedral, com regras de distanciamento físico e todos os cuidados necessários para evitar contágio do novo coronavírus. Nesta quinta-feira (6) aconteceram diversas missas e ainda está prevista uma carreata. Os músicos da Banda da Guarda Civil Municipal se apresentam às 18h. Logo após, o bispo Dom Roberto Ferreria concederá a tradicional bênção. Um cortejo de veículos com a imagem do Santíssimo Salvador acontecerá a partir das 19h.

Pela manhã, o prefeito Rafael Diniz, acompanhado do presidente da Câmara Municipal, Fred Machado, participou de uma das missas pela passagem do Dia de São Salvador, padroeiro do município. A missa celebrada pelo bispo diocesano e transmitida pelas redes sociais da Diocese de Campos, teve como palco a Catedral do Santíssimo Salvador com presença bem reduzida de participantes, devido ao distanciamento imposto pela pandemia do novo coronavírus.

“Enfrentamos um momento difícil e a pandemia nos obriga a estes cuidados, mas também nos leva a refletir por mais atenção ao próximo, mais solidariedade. Este é um ensinamento que a Madre Tereza (de Calcutá) sempre pregou, mas que por vezes tem que ser reforçado. É hora de levarmos ao próximo essa solidariedade na luta para vencermos essa pandemia”, apelou o religioso.

O Prefeito ressaltou o “novo normal” durante a celebração. “Pela primeira vez, temos esta situação, que nos levou a uma solenidade diferente, mas foi com muita alegria que participamos de mais uma missa pela passagem do dia do padroeiro da nossa cidade. É claro que gostaríamos de estar em meio às barracas de doces, ver a prova ciclística, assistir aos shows e outras atrações, mas dessa vez temos que assistir a um novo tipo de celebração, mas o importante é levarmos solidariedade e amor ao próximo, seja no atendimento aos doentes ou na orientação ao povo sobre os cuidados contra a pandemia. Tenho esperança de que vamos sair dessa situação muito mais fortalecidos”, disse Rafael Diniz.

Bispo Roberto Francisco (Reprodução)

A programação é diferente da tradicional. Porém, a inspiração de fé no Santíssimo Salvador segue igual, segundo os organizadores. Além da missa solene às 10h, da qual participou o prefeito, houve celebrações na Catedral às 6h30, 8h, 13h, 15h e 17h.  Como há limitação de fiéis dentro do templo por causa da pandemia de Covid-19, foi necessário ligar para a secretaria da Catedral para agendamento e confirmação de presença. Os interessados devem acessar o número (22) 2722-3864 para definir horários das celebrações.

A tradicional Corrida Ciclística de São Salvador este ano não aconteceu no Dia do Padroeiro. Os organizadores da prefeitura e da Federação de Ciclismo do Rio de Janeiro estudam uma outra data até o fim de 2020 a ser confirmada.

Doceiras de Campos participam do virtual Festival do Doce (Foto: Reprodução)

Outro evento tradicional da Festa de São Salvador, o Festival do Doce, desta vez só acontecerá de modo virtual. Doceiras da cidade prepararam um cardápio de diferentes doces para ser vendido por telefone ou links no Instagram. A doceira Dayse Souza Cruza diz que a data não pode passar em branco.

“Temos muitos pedidos. Esta é uma forma de valorizarmos o nosso trabalho, agradar ao público e honrar a nossa tradição, pois somos patrimônio vivo da cidade”, conclui.

Veja imagens da Missa Solene das 10h:

(Foto: Divulgação/Diocese de Campos)

(Foto: Divulgação/Diocese de Campos)

(Foto: Divulgação/Diocese de Campos)

(Foto: Divulgação/Diocese de Campos)